A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, e os comerciantes do Mercado do Produtor, promete continuar rendendo bons frutos em 2017. Apoiado em bons resultados alcançados no ano anterior, o Banco de Alimentos continua atendendo famílias carentes e instituições filantrópicas, aumentando o número de beneficiados e a quantidade de alimentos arrecadados.
A média de atendimentos é de 100 famílias e 200 instituições diariamente. Somente no ano de 2016, foram arrecadadas mais de 257 toneladas de alimentos que seriam descartados, por não atingirem a qualidade exigida pelo mercado consumidor, mas que estavam em perfeitas condições para o consumo. Dessa forma, alimentos que iriam para o lixo retornaram à mesa de famílias carentes.
O Banco de Alimentos apresenta, ainda, relevância ambiental e sustentável, ao evitar o desperdício e diminuir o consumo de insumos e a produção de dejetos que podem contaminar o solo, a água e o ar.
Outro aspecto que tem ganhado importância, é a realização de cursos, como o de Segurança Alimentar e Boas Práticas de Manipulação – que já capacitou mais de 2.000 pessoas – dentre outros ministrados no auditório, que fica nas dependências do Banco de Alimentos.
Fonte: Secom / Prefeitura de Anápolis