Adicione o texto do seu título aqui

Jovem autista de SP conquista 76 medalhas

Ele tinha 11 anos quando começou a frequentar turmas avançadas do ensino médio que treinavam para olimpíadas científicas de biologia, física, química, matemática e astronomia. Por um tempo, se manteve de igual para igual com os alunos mais velhos no aprendizado. Logo os ultrapassou. Hoje, aos 16, chega a superar os professores.

Superdotado e autista, Alexandre Andrade de Almeida coleciona medalhas de olimpíadas do conhecimento. Já são 76, conquistadas em competições nacionais e internacionais. Na maioria, ficou em primeiro lugar, e as medalhas de ouro viraram rotina. Na semana passada, venceu a Olimpíada Ibero-Americana de Física, realizada na Costa Rica. No início de setembro, na Espanha, havia recebido o ouro dentre os brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia e a prata na pontuação geral.

Em um programa da Nasa em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Caça Asteroides, em que estudantes analisam imagens de telescópio, Alexandre identificou dois possíveis novos asteroides, o que já foi certificado pelo IASC (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica, em inglês).

Estudar, estudar e estudar são as paixões de Alexandre, nem era preciso dizer. Ele pensa alguns segundos para responder o que mais gosta de fazer. “Brincar com meus cachorros”, diz. “Também jogo xadrez e toco piano. Gosto de pensar nas relações matemáticas da música.” Videogame, ele joga “um pouquinho”. Rede social ele tem por obrigação, para se comunicar com a turma da escola e das olimpíadas.

Por livros, é aficionado, todos eles acadêmicos, de nível universitário. Diz ler vários ao mesmo tempo e, atualmente, entre outros, tem na cabeceira “Princípios da Bioquímica de Lehninger”, adotado por faculdades de medicina, um tratado de eletromagnetismo de Edward Purcell, Nobel de Física, estudado por alunos de engenharia, e “Química Orgânica”,.

Fonte: Mais Goiás 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também