No Brasil, observamos um alarmante aumento de 2,6% nos homicídios dolosos (intencionais) de mulheres, totalizando 3,9 mil casos no ano passado.
O registro mais preocupante é o de 1,4 mil feminicídios, o maior já documentado desde a promulgação da lei em 2015.
Em Goiás, os números cresceram assustadoramente, aumentando em impressionantes 121,4% nos últimos quatro anos, o que levou o estado a ocupar o sétimo lugar com o maior índice de crescimento desse tipo de violência em todo o país, conforme relatório do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Esses dados alarmantes refletem uma triste realidade: a violência tem se intensificado ao longo dos anos, muitas vezes tendo seu ponto de partida dentro dos lares, onde a vulnerabilidade das mulheres perante seus cônjuges é explorada e silenciada por meio de ameaças.
É fundamental unirmos esforços para interromper esse ciclo devastador e garantir a segurança e dignidade de todas as mulheres.
Durante esse mês, diversas ações e campanhas são promovidas para disseminar informações sobre a importância de reconhecer, prevenir e denunciar qualquer forma de abuso no ambiente doméstico.
O Agosto Lilás representa um chamado à solidariedade e à mobilização coletiva, visando criar um ambiente seguro e empoderador para todas as mulheres
Nosso mandato trabalha e reconhece essa causa, e vamos continuar nos esforçando para combater a violência, pois sabemos que o ciclo da violência pode sim ser interrompido.
Andreia Rezende é advogada, vereadora, criadora do projeto “Mais Informação e Informação” e possui diversos projetos de lei em favor das mulheres.