Área Azul vai beneficiar comércio e trânsito em Anápolis

O sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Área Azul, foi regulamentado pela Prefeitura de Anápolis conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira, 3, e prevê a licitação para a escolha da empresa que vai operar o sistema com tecnologia de ponta.

O objetivo da Área Azul é garantir a democratização do uso das vagas nas ruas e avenidas públicas, facilitando a vida dos motoristas que precisam estacionar em áreas de grande movimento. Além disso, o sistema vai favorecer o comércio local, que terá mais clientes circulando pelas lojas, restaurantes e empresas.

O diretor de Trânsito e Transportes da CMTT, Igor Lino Siqueira, explicou que o sistema vai ajudar os anapolinos que enfrentam dificuldades para encontrar vagas, principalmente nas regiões comerciais da cidade. Ele disse que um levantamento da CMTT apontou que há cerca de 830 vagas rotativas no centro, excluindo as especiais, e que a meta é chegar a 1,5 mil vagas nessa região e expandir para outras, como o Jundiaí e o Jaiara, totalizando três mil vagas.

Siqueira ressaltou que muitas vezes as vagas nas áreas comerciais são ocupadas pelos próprios comerciantes e funcionários, o que prejudica a chegada dos consumidores. “A Área Azul é uma medida estabelecida pelo CTB para dar rotatividade às vagas em locais necessários, como os setores comerciais”, afirmou.

Outro benefício da Área Azul é que toda a arrecadação será destinada ao Instituto de Seguridade Social de Anápolis (ISSA), contribuindo para a sustentabilidade econômica do órgão.

Tecnologias vão modernizar a Área Azul em Anápolis

O sistema de estacionamento rotativo pago, a Área Azul, vai contar com meios tecnológicos que vão facilitar o uso das vagas pelos motoristas e também a fiscalização, que será automatizada para todos.

O diretor de Trânsito e Transportes da CMTT, Igor Lino Siqueira, disse que a fiscalização será mais eficiente, pois só poderá ser feita pelos agentes de trânsito ou pela Polícia Militar. Ele disse que o monitoramento das vagas também poderá usar um software ou câmeras, que farão a leitura automática das placas. “O fiscal só irá naquele veículo que está irregular, que passou o horário máximo permitido para ter a rotatividade”, explicou.

Valores e horários de funcionamento do estacionamento

Os valores para cada tipo de área são definidos de acordo com o veículo. Assim, veículos automotores de quatro rodas pagarão R$ 3 por uma hora. As motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos pagarão R$ 1,50 por uma hora. Para as caçambas, o valor será de R$ 20 por uma diária.

Entre outras regras, está determinado que, mesmo que o condutor ou outra pessoa fique dentro do veículo, ele terá que pagar pelo uso da vaga. Os veículos que estiverem estacionados sem pagamento da tarifa, com o tempo pago vencido ou sem autorização, serão registrados no sistema e receberão uma advertência no para-brisa ou em outro local visível.

Os horários para o pagamento de tarifa no estacionamento rotativo pago serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 13h. Todas as áreas estarão sinalizadas, para orientar os usuários dos espaços públicos.

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