O evento realizado nesta quinta-feira (29) é uma oportunidade para promover o encontro entre os profissionais de referência nas áreas de reabilitação física, auditiva e intelectual com o objetivo de discutir temáticas relacionadas ao serviço debatendo sobre políticas públicas, saúde, inclusão e inserção social da pessoa com deficiência. Além de capacitar e orientar a toda a rede envolvida nestas ações, proporcionando um avanço no movimento em prol dessa população.
O Simpósio está sendo dividido em palestras e mesas redondas, com a participação de convidados de renome nas áreas de atuação, com apoio da equipe multidisciplinar do CER III ‐ APAE Anápolis.
O programa Viver sem Limite, do Governo Federal, iniciou em 2012 a implantação de Centros Especializados em Reabilitação (CER), para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de habilitação e reabilitação no âmbito do SUS.
Em junho de 2013 a APAE Anápolis foi habilitada pelo Ministério da Saúde como CER III – Centro Especializado em Reabilitação, nas modalidades: Auditiva; Física e Intelectual.
O serviço é mantido pela APAE Anápolis em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo todo o atendimento e acompanhamento necessários para que pacientes com deficiência intelectual, auditiva e física de todas as idades para que alcancem uma melhor qualidade de vida.
O CER III da APAE Anápolis realiza um trabalho de referência para a habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência, com ações executadas por equipes multiprofissionais e desenvolvidas a partir das necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade, através de uma abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.
Fonte: Carol Evangelista – Jornal Contexto