42% dos moradores de Anápolis aprovam gestão de Roberto Naves

De acordo com uma nova pesquisa do DM Anápolis/Instituto Dados, a gestão do prefeito Roberto Naves (Republicanos) é aprovada por 42,65% dos eleitores de Anápolis. O estudo revela também que 30,94% consideram o governo como regular, enquanto 24,32% desaprovam o desempenho da administração municipal.

Entre os que aprovam, 8,53% afirmam que o trabalho do prefeito é ótimo, e outros 34,12% o avaliam como bom. Do lado oposto, 7,35% veem o mandato de Naves como ruim e 16,97% classificam-no como péssimo. Outros 2,09% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, ouviu 1.651 eleitores em diferentes bairros de Anápolis. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 97%.

Comparando com uma pesquisa anterior do Instituto Percent, realizada em dezembro do ano passado, Naves teve um aumento de quase três pontos percentuais em sua popularidade, indo de 39,7% para 42,65%. Esta é a primeira pesquisa realizada pelo DM Anápolis/Instituto Dados, que planeja disponibilizar pesquisas mensais até outubro para mostrar o retrato do eleitorado.

O prefeito tem mantido números favoráveis junto ao eleitorado desde o início da pandemia de Covid-19, quando seu perfil de gestão foi reconhecido e ele conseguiu evitar grandes danos à economia, mesmo mantendo o cuidado com a saúde.

A pesquisa também indica que o programa Anápolis Investe tem contribuído para a popularidade do prefeito. É raro que gestores cheguem ao oitavo ano de mandato com uma aprovação próxima de 50%. No entanto, o lançamento de um pacote de obras bilionário em diferentes regiões da cidade tem impulsionado a simpatia do eleitorado em relação à administração.

A alta aprovação de Naves lhe rendeu duas vitórias eleitorais em Anápolis. A primeira ocorreu em 2016, em uma eleição apertada contra o então prefeito João Gomes (à época no PT), que buscava a reeleição. Em 2020, Naves enfrentou o ex-prefeito Antônio Gomide (PT), que deixou o cargo em 2014 com altos índices de popularidade, e venceu novamente, dessa vez com mais folga.

Considerando esse histórico, aliado ao reconhecimento do seu trabalho no município, o apoio explícito de Naves se torna essencial para qualquer candidato que queira concorrer contra Gomide, que lidera as pesquisas tanto na intenção espontânea quanto na estimulada para as eleições de outubro.

Atualmente, a tendência é que o vice-prefeito Márcio Cândido (PSD) seja o escolhido por Naves para sucedê-lo. No entanto, outros pré-candidatos ainda estão tentando conquistá-lo em busca desse importante apoio. A aprovação do prefeito também deve vir acompanhada da aprovação do governador Ronaldo Caiado (UB), que é considerado o gestor estadual com a melhor avaliação do país.

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também