O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), sancionou na última segunda-feira (11) o projeto de lei da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), que garante o repasse de aparelhos medidores de pressão arterial, os esfigmomanômetros, a pessoas carentes da cidade. Assim, a ação pretende ampliar o acesso ao monitoramento da saúde cardiovascular e prevenir complicações associadas à hipertensão e diabetes.

Recursos destinados por emenda parlamentar
O deputado estadual Amilton Filho (MDB) destinará R$ 200 mil por meio de emenda parlamentar para adquirir os aparelhos. Além disso, ele aplicará o recurso no Programa Hiperdia, que previne hipertensão e diabetes. Dessa forma, famílias em situação de vulnerabilidade poderão acessar os equipamentos essenciais e acompanhar a pressão arterial de forma regular e segura.
Deputado reforça importância do projeto
Amilton Filho destacou a relevância da iniciativa: “É muito importante apoiarmos esse projeto, pois muitas pessoas possuem diabetes ou hipertensão, ou ambas, e nem sabem. Além disso, essas doenças mais causam óbitos em Anápolis. Por isso, precisamos ajudar quem mais precisa”, afirmou. Dessa forma, o parlamentar enfatiza o caráter emergencial e preventivo da ação, enquanto reforça a necessidade de atenção contínua à saúde da população.
Vereadora enfatiza impacto na saúde da população
A vereadora Andreia Rezende explicou que o projeto responde ao aumento dos casos de hipertensão na cidade e à dificuldade de muitas famílias em monitorar a pressão regularmente. Além disso, ela alertou para os riscos da hipertensão não controlada: “O controle dos níveis de pressão e a administração correta do tratamento ajudam a evitar que uma pessoa com hipertensão desenvolva problemas graves no coração, rins ou cérebro”. Dessa forma, a iniciativa protege a população, previne complicações e promove mais saúde de forma contínua.
Fonte: Redação
Leia também: Anápolis abre pré-cadastro para moradia popular com entrada zero