A novela das obras do futuro Aeroporto de Cargas de Anápolis avançou significativamente e, portanto, ganhou um novo capítulo. Além disso, o Governo de Goiás anunciou que, finalmente, o impasse que bloqueava a conclusão do projeto está perto de ser superado e, consequentemente, os trabalhos poderão acelerar. Dessa forma, a cidade avança logisticamente, enquanto os moradores acompanham as melhorias.

O principal obstáculo envolvia os danos ambientais gerados pelas construções realizadas entre 2010 e 2012. Para resolver a questão, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) assumiu a frente das ações e, desde então, iniciou intervenções emergenciais. Além disso, os técnicos trabalham para reverter rapidamente os problemas identificados, garantindo que, assim, todas as etapas seguintes possam ocorrer sem atrasos.
Intervenção ambiental em andamento
Nos últimos 60 dias, a Goinfra vem realizando medidas que buscam reverter os passivos ecológicos causados por erosões de diferentes níveis de complexidade. Além disso, o governo estadual destinou um investimento de R$ 38 milhões, o que assegura recursos suficientes para todo o processo. Segundo Pedro Sales, presidente da Goinfra, “consolidamos um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) preliminar, detalhando problemas e apontando soluções à empresa executora”. Assim, todas as ações se conectam, garantindo que, consequentemente, a conclusão do projeto ocorra de forma segura e eficaz.
Seis etapas do projeto de recuperação
O plano de ação apresenta seis etapas principais, que estão sendo executadas de forma coordenada e estratégica:
- Instalação de drenagem pluvial adequada;
- Correção de processos erosivos, incluindo três grandes voçorocas e várias ravinas;
- Reconstrução da cabeceira das pistas;
- Desassoreamento, retirando sedimentos transportados para leitos de cursos d’água naturais;
- Reflorestamento das Áreas de Proteção Permanente (APPs) afetadas;
- Terraceamento e revegetação das áreas planas.
As quatro primeiras etapas já estão em andamento e, portanto, devem ser concluídas durante o período de estiagem. Além disso, o projeto prevê terraços em nível, que aumentam a infiltração da água da chuva, e dispositivos que reduzem a velocidade das águas pluviais. Dessa forma, os impactos nos cursos naturais diminuem significativamente, e a recuperação ambiental avança de maneira contínua.
Restauração ambiental completa
A etapa final, que inclui revegetação e reflorestamento, é essencial para revitalizar completamente os cursos de água afetados. Além disso, a conclusão do PRAD permitirá avançar na implantação do aeroporto de cargas, garantindo infraestrutura adequada e segura. Assim, o projeto não apenas corrige erros passados, como também cria condições para o desenvolvimento logístico e ambiental sustentável da região.
A Goinfra destacou que esta é a maior obra de recuperação ambiental em execução atualmente no Estado de Goiás. Além disso, a agência atribuiu os danos à negligência no projeto original de drenagem pluvial, que resultou na degradação de 160 hectares — área equivalente a 224 campos de futebol. Portanto, o trabalho corrige erros históricos e, consequentemente, abre caminho para melhorias significativas na infraestrutura local.
Essas ações reforçam o compromisso do governo com a regularização ambiental e, consequentemente, com o desenvolvimento logístico de Anápolis. Assim, a cidade avança na consolidação do aeroporto de cargas, fortalecendo a infraestrutura e atraindo novos investimentos, enquanto garante que os impactos ambientais estejam sendo devidamente mitigados.
Fonte: Redação
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