Em Anápolis, a saúde bucal da população recebe reforço em várias frentes. Além disso, o município amplia o acesso a serviços essenciais. O atendimento odontológico gratuito está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento Odontológico (UPOs) distribuídas pelos bairros e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Assim, a cidade garante tratamento para os dentes da população.
CEO atende casos mais complexos
O Centro de Especialidades Odontológicas recebe pacientes encaminhados pelas USFs ou ainda pela UPO 24 horas. Ambas as unidades ficam na Avenida Pinheiro Chagas, 342, no bairro Jundiaí.
No CEO, os dentistas realizam procedimentos complexos que as unidades básicas não conseguem atender. Entre eles estão cirurgias buco-maxilo, tratamentos de canal, cirurgias periodontais e ainda cuidados para doenças graves da gengiva. Além disso, o centro oferece odontopediatria para crianças de 0 a 6 anos, acompanhamento especializado para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) e também confecção de próteses dentárias totais ou parciais removíveis.
USFs cuidam da prevenção e do atendimento inicial
As USFs recebem pacientes para consultas iniciais. Primeiro, a equipe avalia cada caso e atende urgências, como dor intensa. Em seguida, o paciente recebe encaminhamento para continuidade do tratamento. Assim, garante-se cuidado contínuo e acompanhamento adequado.
Os profissionais realizam tratamento restaurador, exodontias simples, abertura coronária, curativos endodônticos, profilaxia, controle de biofilme bacteriano, raspagem supragengival e ainda oferecem orientação de higiene bucal. Dessa forma, previnem problemas futuros e promovem saúde integral.
UPO atende emergências 24 horas
As Unidades de Pronto Atendimento Odontológico funcionam 24 horas. Por isso, atendem casos de urgência, como dor aguda, traumas, abscessos, infecções e também extrações emergenciais.
Além disso, os dentistas realizam curativos temporários e ainda prescrevem medicamentos para controlar dor e inflamação. Quando a situação exige tratamento especializado, o paciente é encaminhado ao CEO pelo sistema de regulação. Assim, garante-se cuidado rápido, seguro e contínuo.
Fonte: Redação
Leia também: Última chance: receba R$ 350 mensais para aluguel em Anápolis