Curso de Medicina de Anápolis é exemplo no Brasil, veja porquê

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O curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) alcançou um marco histórico ao conquistar a nota máxima, conceito 5, no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação. Dessa forma, a avaliação realizada por técnicos do MEC não apenas atestou a qualidade da graduação, mas também reforçou a instituição como referência nacional em excelência acadêmica, inovação pedagógica e compromisso social.

Como funciona a avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) conduz o processo de avaliação dos cursos. As notas variam de 1 a 5 e levam em consideração critérios como infraestrutura, qualificação do corpo docente e desempenho dos estudantes no Enade. Além disso, quando necessário, uma comissão de avaliadores visita a instituição para confirmar as informações e, consequentemente, atribuir o Conceito de Curso. Por isso, o conceito 5 representa o nível máximo de excelência acadêmica.

Tradição e inovação em Anápolis

Desde a sua criação, em 2008, o curso de Medicina da UniEvangélica tornou-se pioneiro em Anápolis e, ao mesmo tempo, consolidou-se como referência regional e nacional. Reconhecido pela qualidade de seu corpo docente, pela infraestrutura moderna e também por um projeto pedagógico inovador, o curso integra ciência, tecnologia e valores éticos. Assim, figura entre os mais bem avaliados do Brasil.

Metodologia diferenciada

Um dos grandes diferenciais do curso é a metodologia ativa PBL (Aprendizado Baseado em Problemas), que coloca o estudante como protagonista no processo de formação. Em pequenos grupos, os acadêmicos analisam situações clínicas complexas, desenvolvem raciocínio crítico, aprendem a tomar decisões e, acima de tudo, fortalecem competências essenciais, como empatia e trabalho em equipe. Portanto, a metodologia se destaca como fator determinante para o desempenho elevado do curso.

Experiência prática desde o início

Além da sólida formação teórica, os estudantes vivenciam a prática médica desde os primeiros períodos. Eles participam de estágios supervisionados e também de projetos de extensão, o que aproxima a universidade da comunidade e amplia a experiência profissional. Dessa maneira, os futuros médicos se formam com ética, preparo técnico e foco constante na humanização do atendimento.

Repercussão na instituição

A coordenadora do curso, Priscilla Usevícius, destacou que a nota máxima reafirma a seriedade do trabalho coletivo realizado por professores, técnicos e estudantes. Segundo ela, o resultado não apenas reconhece a qualidade do projeto pedagógico, mas igualmente fortalece o compromisso de inovar continuamente.

Ela acrescentou ainda que a conquista tem um propósito maior: “Acreditamos que todo esse reconhecimento é fruto da dedicação, mas também da graça de Deus, que guia nossa missão e fortalece cada passo do curso.”

Fonte: Redação

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