A saída da Hyundai da fábrica de Anápolis encerra uma fase importante da indústria automotiva em Goiás. Modelos como o New Tucson e o caminhão HR sairão de linha até o fim de 2025. No entanto, esse fim também representa um novo começo. A transição abre caminho para uma reconfiguração completa da operação, agora com foco em tecnologias limpas e veículos inteligentes.

Enquanto isso, a Caoa amplia suas apostas. Mesmo já atuando com a Chery em outras frentes, o grupo planeja uma operação paralela e independente para a Avatr. Além disso, pretende criar uma rede de concessionárias exclusivas nas principais capitais do Brasil. A proposta vai além da venda de veículos: a marca quer oferecer uma experiência digital, sofisticada e ambientalmente consciente.
A fábrica da Caoa em Anápolis entra em um novo capítulo. A produção dos modelos Hyundai será encerrada entre outubro e novembro deste ano. Para ocupar esse espaço, o grupo aposta em uma nova fase tecnológica: a fabricação nacional dos carros elétricos da marca chinesa Avatr.
A Avatr chega ao Brasil prometendo unir sofisticação, alto desempenho e conectividade de ponta. A marca nasceu de uma parceria entre três gigantes chinesas: Changan, CATL e Huawei. Na China, ela já se consolidou como referência em inovação. Agora, o foco é conquistar o público premium brasileiro, cada vez mais exigente e conectado às tendências sustentáveis.
Primeiro modelo será o SUV Avatr 11
O SUV Avatr 11 será o primeiro modelo da marca vendido no Brasil. Com quase cinco metros de comprimento e motorização elétrica de 547 cavalos, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Além disso, o design futurista e o interior altamente tecnológico — com três telas no painel e recursos avançados de direção assistida — reforçam o compromisso da Avatr com experiência e inovação.
Embora o início das vendas conte com modelos importados, a Caoa já iniciou os preparativos para a produção nacional. A equipe da montadora vai adaptar a planta de Anápolis para montar os veículos da Avatr. Dessa forma, a unidade entra em um novo ciclo produtivo, agora voltado para a mobilidade elétrica e para a sustentabilidade.
Linha Hyundai chega ao fim
A saída da Hyundai da fábrica de Anápolis encerra uma fase importante da indústria automotiva em Goiás. Modelos como o New Tucson e o caminhão HR sairão de linha até o fim de 2025. No entanto, esse fim também representa um novo começo. A transição abre caminho para uma reconfiguração completa da operação, agora com foco em tecnologias limpas e veículos inteligentes.
Enquanto isso, a Caoa amplia suas apostas. Mesmo já atuando com a Chery em outras frentes, o grupo planeja uma operação paralela e independente para a Avatr. Além disso, pretende criar uma rede de concessionárias exclusivas nas principais capitais do Brasil. A proposta vai além da venda de veículos: a marca quer oferecer uma experiência digital, sofisticada e ambientalmente consciente.
Futuro elétrico e competitivo
No portfólio da Avatr, modelos como o sedã Avatr 06, o SUV Avatr 07 e o cupê Avatr 12M reforçam o posicionamento de luxo com foco em eficiência energética. Alguns deles devem desembarcar no Brasil nos próximos anos, ampliando a oferta da marca.
Outra novidade promissora é a possibilidade de versões com extensor de autonomia (EREV), tecnologia que utiliza um motor a combustão para recarregar a bateria e garantir percursos superiores a mil quilômetros. Essa solução se mostra ideal para países como o Brasil, que ainda desenvolvem sua rede de recarga elétrica.
Com preços iniciais na casa dos R$ 224 mil (em conversão direta), a Avatr entra em um mercado competitivo, mas promissor. A aposta é clara: combinar luxo, sustentabilidade e inovação para enfrentar marcas já consolidadas como Audi, Volvo e Mercedes-Benz. E tudo isso, agora, com produção nacional a partir de Anápolis.
Fonte: Redação
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