Anápolis, nesta semana, recebeu um reforço nas suas doses de vacinas contra HPV e varicela. Foram 1400 doses contra o HPV e 650 contra a varicela, distribuídas pelo Governo de Goiás para restabelecer gradualmente os estoques que estavam baixos.
Diferente de outras vezes, as vacinas não ficarão centralizadas em um único local. A Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação.
O estado de Goiás recebeu, no total, 30 mil doses da vacina contra HPV e 12 mil doses da vacina contra varicela. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, esse número é suficiente para repor o estoque em falta, atendendo às demandas solicitadas pela equipe de saúde.
Além das vacinas contra varicela e HPV, o estado também possui estoques de outras vacinas, como difteria, tétano, febre amarela, antirrábica, tríplice viral e covid-19 para crianças acima de 5 anos. No entanto, desde outubro de 2023, o estado enfrenta o desabastecimento da vacina contra Hepatite A, devido ao não envio pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que em 2024 haja regularização no envio dessas doses, conforme informado por Flúvia Amorim, representante da Secretaria de Estado da Saúde.