Único empreendimento do gênero no país e na América Latina, o Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária (CETF) foi lançado em Anápolis nesta quinta-feira, 15, às 15h30, no Centro de Convenções de Anápolis, onde o irá ocupar uma área de 4 mil metros quadrados. De acordo com o protocolo de intenções, o Governo de Goiás ficará responsável por ceder o espaço para a instalação e o Ministério da Infraestrutura (Minfra), por sua vez, ficará responsável pela gestão.
Além dos recursos previstos para a implantação, o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária já conta com destinação orçamentária para sua manutenção. A iniciativa vai receber recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A expectativa é de que sejam investidos entre 10 e 20 milhões de reais deste fundo, para a implantação e manutenção da estrutura, com expectativa de atingirem os R$ 60 bilhões em 30 anos. Os investimentos vão possibilitar o atendimento de todas as concessionárias ferroviárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce.
Somado a isto, o Centro de Excelência será uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia ferroviária, com o desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos. A proposta é que no local, os projetos de inovação sejam concebidos, prototipados e testados.
Fonte: Secom – Prefeitura de Anápolis