Cerca de 14 mil anapolinos que se enquadram nos critérios do programa Tarifa Social de Energia Elétrica ainda não solicitaram o benefício. Esta é uma plataforma do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz.
Segundo a Equatorial Goiás, aproximadamente 18 mil clientes da empresa estão cadastrados em Anápolis, até esta sexta-feira (18). A cidade está entre as sete que mais possuem pessoas aptas a receber, mas não fizeram a adesão.
Para solicitar o benefício é necessário se encaixar em alguns grupos definidos pelo Governo, como, por exemplo, ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia e renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) também podem se inscrever.
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda mensal, por pessoa da família, menor ou igual a meio salário mínimo também têm direito.
Balanço Tarifa Social
Em Goiás, em 8 meses, a empresa aumentou em 80 mil o número de cadastrados para receber o benefício. Segundo o gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente.
“Aproximadamente 540 mil famílias estão aptas a receber o desconto, mas ainda não se cadastraram”, afirmou. Ele ainda explica que muitas vezes o cliente imagina que não tem direito porque a renda familiar é superior a meio salário-mínimo. Porém, é importante estar atento que o critério se refere a meio salário por pessoa da família. Além disso, a companhia destaca que não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício. A previsão é de que este incremento injete R$ 120 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
“Estamos desenvolvendo uma série de ações de incentivo ao cadastro dos clientes aptos. A Tarifa Social é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básica”, comentou Jean Gama.
Para checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço “Dados da Unidade Consumidora”, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Vale destacar que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Quem ainda não está incluído, mas se enquadra nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da Equatorial e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, número do NIS ou BPC.
Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da companhia, espalhadas em todo o estado, ou pelo Call Center 0800-062-0196.