Com o objetivo de modernizar e agilizar os serviços públicos, a Prefeitura de Anápolis adotou a digitalização de documentos como forma de facilitar os trâmites burocráticos. Desde junho deste ano, todas as pastas estão sendo processadas de forma eletrônica, atendendo a demanda por uma abordagem mais simples e eficiente por parte do prefeito Roberto Naves.
Além da redução do tempo de processamento e da agilidade no acesso a informações e relatórios, há também a economia de recursos, uma vez que o uso de papel é minimizado, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Outro benefício é a durabilidade dos documentos digitalizados, que não se deterioram com o tempo, eliminando a necessidade de restauração de documentos públicos no futuro.
No ano passado, a administração instituiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como sistema oficial de gestão documental. O objetivo principal era promover a eficiência administrativa. O prefeito ressaltou a importância de implementar processos que organizem e sistematizem a capacidade do município de gerar, analisar, compartilhar e fornecer conhecimento de maneira rápida e precisa, incorporando recursos da tecnologia da informação aos trâmites processuais administrativos, com foco na eficiência da gestão pública, segurança e autenticidade dos documentos eletrônicos.
Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Goiânia, o prefeito destacou a importância de uma cidade inteligente, que utiliza a tecnologia em benefício da população. Ele apresentou o Zap da Prefeitura, um sistema de atendimento criado no município para melhorar a qualidade de vida da população e oferecer serviços de forma eficiente e ágil. A mensagem transmitida é que a tecnologia deve ser utilizada como uma ferramenta acessível para atender às demandas da população.