O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Anápolis (Comdemas) deu o aval para a implementação imediata das medidas propostas no Projeto de Revitalização do João Cesário, desenvolvido pela empresa de pesquisa OIKOS. O estudo foi contratado em dezembro de 2022 com o objetivo de recuperar o córrego.
Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, o próximo passo é contratar uma empresa para executar diretamente as medidas necessárias, que foram identificadas no estudo. O Conselho Municipal já havia contratado a empresa para elaborar o projeto de revitalização, conforme previsto no diagnóstico realizado pela companhia.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e ressalta que serão abertas licitações para a realização das obras. Além disso, outras ações foram aprovadas pelo conselho, como a criação de pelo menos três parques lineares, sendo um deles no Parque Ambiental Antônio Marmo Canedo da Matinha.
Conforme o documento, o espaço será implantado abaixo de uma ponte recentemente construída. Acima dela, está prevista a construção de outro parque linear, que também contará com quadras esportivas, equipamentos de ginástica e reflorestamento.
Também foram aprovadas ações abrangentes de educação ambiental, envolvendo a comunidade local, instituições de ensino e proprietários de empresas. Além disso, serão implantadas infraestruturas para combater enchentes e erosão. Licitações serão abertas para todas essas atividades.