Prefeito de Anápolis anuncia atendimento 24h na Prefeitura

Foto: Aglys Nadielle

Foto: Aglys Nadielle

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Roberto Naves anunciou uma série de medidas para otimizar a gestão de recursos públicos. Em uma reunião com servidores e autoridades no Teatro Municipal, o prefeito apresentou o novo sistema “Prefeitura 24h”, que consiste em alterar o horário de funcionamento da parte administrativa da prefeitura. A partir de agora, o expediente presencial será das 12h às 18h durante a semana.

O prefeito ressaltou que os serviços essenciais, como unidades básicas de saúde, escolas, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), não sofrerão alterações e continuarão funcionando regularmente. Já a parte administrativa será realizada de forma online 24 horas por dia e presencial nos horários citados.

Essa mudança tem como objetivo reduzir gastos, devido à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de arrecadação das gestões municipais. A pauta tem mobilizado gestores de diversas regiões do Brasil, inclusive com uma reunião em setembro na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em prol da autonomia financeira dos municípios goianos.

Estima-se que com essas medidas de contingenciamento, a prefeitura consiga economizar cerca de R$ 90 milhões, para suprir um déficit de R$ 140 milhões. Os outros R$ 50 milhões serão obtidos por meio de emendas e outros repasses. Com isso, o trabalho híbrido dos servidores administrativos deve gerar economia em contas de consumo, como água, energia e papel, por exemplo.

Além disso, mais de 300 serviços oferecidos pela prefeitura estarão disponíveis 24 horas por dia, como o “Zap da Prefeitura”. O prefeito enfatizou que todos os serviços, programas e direitos trabalhistas serão mantidos, e que não haverá aumento de impostos.

Durante a reunião, Roberto Naves ressaltou a importância de economizar neste momento, citando perdas como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Fundo Penitenciário Nacional (FPN) e Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice).

O prefeito destacou que a medida só não foi implementada antes devido à necessidade de instalação de fibra óptica em toda a cidade. Ele enfatizou que a prefeitura terá coragem de inovar e implementar o teletrabalho, além de buscar maior produtividade em outras categorias. Naves mencionou a necessidade de rever algumas tabelas e metas, que precisam ser redimensionadas para garantir eficiência na gestão pública.

Ao final do evento, Roberto convidou os vereadores presentes para o palco do Teatro Municipal, destacando o desejo de implementar um atendimento 24 horas também no Poder Legislativo de Anápolis.

Com todas essas medidas, a gestão municipal de Anápolis busca otimizar recursos e garantir a continuidade dos serviços essenciais para a população, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas.

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