O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está na reta final do processo de inscrições para o programa “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social” em oito municípios goianos . A iniciativa, que faz parte do Goiás Social, oferece um auxílio mensal de R$ 350 para o custeio de aluguel por um período de 18 meses. Mais de 1,2 mil famílias poderão ser incluídas nesta etapa do programa, que busca reduzir o impacto do custo de moradia para as famílias mais vulneráveis.
As inscrições abertas até os próximos dias, dependendo do município (veja o cronograma abaixo), e podem ser feitas através do site da Agehab. As cidades participantes neste ciclo de inscrições são Bonfinópolis, Ceres, Goiatuba, Paraúna, Porteirão, Rialma, São Luís dos Montes Belos e Uruana. A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou a importância do programa para aliviar o orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade. “O Aluguel Social foi desenhado para alcançar quem mais precisa, com seleção criteriosa através do CadÚnico”, afirma.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforçou a necessidade dos assuntos específicos atenderem a todos os requisitos do programa para garantir a aprovação. Além de estar inscrito e atualizado no CadÚnico, o candidato precisa residir no município há pelo menos três anos e não possuir bens próprios. “É fundamental que as famílias sigam as regras para evitar a desclassificação”, explica Baldy.
Pedro Sales, secretário estadual de Infraestrutura, ressalta que o programa tem desempenhado um papel essencial ao apoiar financeiramente famílias que enfrentam dificuldades severas com o pagamento de aluguel. “O Aluguel Social oferece alívio a quem já está sobrecarregado financeiramente e não pode esperar mais”, comenta.
Vagas por município:
Bonfinópolis – 112 vagas
Ceres – 103 vagas
Goiatuba – 255 vagas
Paraúna – 164 vagas
Porteirão – 25 vagas
Rialma – 74 vagas
São Luís de Montes Belos – 327 vagas
Uruana – 145 vagas
Total: 1.205 vagas
Cronograma de encerramento das inscrições:
Paraúna e São Luís de Montes Belos – 22 de outubro
Goiatuba e Porteirão – 24 de outubro
Uruana – 25 de outubro
Bonfinópolis, Ceres e Rialma – 28 de outubro
As inscrições podem ser realizadas pelo site www .goias .gov .br /agehab ou nos pontos de apoio disponibilizados pelas prefeituras locais.
FONTE: Redação – Janayna Carvalho
Leia também: Semana continua com chuvas em todo o estado de Goiás