A alimentação é muito importante para o controle dos níveis de açúcar no sangue, especialmente para pessoas que buscam prevenir ou controlar condições como o diabetes. E há três alimentos em especial muito eficazes no processo de controlar os níveis de açúcar do sangue e ajudar a perder peso.
Em um vídeo, a nutricionista e fitoterapeuta Gisela Savioli alerta que tanto diabéticos quanto pessoas sem a condição estão se alimentando de forma inadequada. Ela destaca: “Precisamos de 44 diferentes nutrientes para formar essas 50 milhões de células a mais e manter o restante do organismo”.
Para isso, a especialista separou três alimentos que sugam açúcar do sangue, ajudam a perder peso e melhoram a saúde em geral.
Confira os três alimentos que sugam açúcar do sangue:
Batata yacon: é rica em carboidratos complexos e fonte de energia de absorção mais lenta, o que ajuda a evitar picos de glicose. De acordo com a especialista, a batata yacon, quando consumida cozida e resfriada, forma um amido resistente, que contribui para a regulação do açúcar no sangue. Além disso é fonte de vitamina C, potássio, e fibras, que auxiliam na saúde cardiovascular e digestiva.
Banana verde: tem carboidratos naturais que ajudam a manter os níveis de energia estáveis e a emagrecer, pois as fibras presentes na banana, principalmente nas verdes, dão sensação de saciedade, retardam a digestão e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por ser rica em potássio, ajuda a proteger o coração de problemas cardíacos e controla a pressão arterial.
Melancia: por ser composta principalmente por água, a melancia é recomendada para manter o corpo hidratado e diluir os açúcares naturais. Apesar de ter um índice glicêmico alto, sua carga glicêmica é baixa devido ao teor de água, tornando-a uma opção segura em porções moderadas. Assim como a banana, a melancia também colabora para a saúde cardiovascular.
Qual o nível normal de açúcar no sangue?
De acordo com o Hospital Albert Einstein, o estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld.
“Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos”, diz texto do Hospital Albert Einstein.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
FONTE: Nada mais
Leia também: Conheça 5 locais para fazer crossfit em Anápolis