A velhice pode estar se aproximando mais rápido por conta dos alimentos ultraprocessados. De acordo com estudo publicado no início de novembro no The American Journal of Clinical Nutrition, salgadinhos embalados, bebidas açucaradas, pão produzido em massa, iogurte de frutas, alguns cereais matinais, carnes veganas e outros embutidos causam envelhecimento biológico acelerado.
A idade das células e dos tecidos depende de fatores como genética e hábitos diários, principalmente dieta e exercícios físicos. Os pesquisadores analisaram as dietas de participantes italianos de meia-idade e idosos e perceberam que os que consumiam mais de 14% das calorias diárias de ultraprocessados aparentavam ser biologicamente mais velhos do que deveriam pela idade cronológica.
Para o estudo, a equipe de pesquisadores orientou os 22,5 mil participantes a preencherem um questionário alimentar e, em seguida, mediu 36 biomarcadores no sangue deles para calcular a idade biológica.
Segundo o nutricionista Lucas Felisberto, que atua em Brasília, os ultraprocessados favorecem a formação de radicais livres, que são moléculas instáveis responsáveis por danificar células saudáveis. “Esse processo acelera o envelhecimento celular, o que pode se manifestar em aspectos como pele mais opaca, rugas precoces e maior predisposição a doenças crônicas”, destaca.
Esses alimentos não apenas aceleram o envelhecimento, mas também estão associados a outros problemas. Entre eles, estão inflamação no organismo, desregulação hormonal e sobrecarga no sistema metabólico.
FONTE: Metrópoles
Leia também: Conheça o alimento perfeito para evitar o diabetes