Anápolis tem se destacado na área da Educação, com uma taxa de alfabetização acima da média nacional e estadual. Com investimentos na melhoria do ensino, como a criação do Núcleo de Alfabetização e a aquisição de materiais pedagógicos, a cidade viu a taxa de analfabetismo cair de 5,3% para 3,79% na faixa etária de 15 anos ou mais, de acordo com o último censo do IBGE.
Com 96,2% de alfabetização, Anápolis supera os índices de Goiás (94,5%) e do Brasil (93%). Para a secretária municipal de Educação, Flávia Fernanda, os dados refletem o compromisso da Prefeitura em melhorar o ensino-aprendizagem dos estudantes.
Em 2010, 94,7% da população de 15 anos ou mais era alfabetizada em Anápolis. Esse número subiu para 96,21% em 2022, indicando o avanço na educação do município. O IBGE destaca que o acesso à educação é um direito social fundamental, e a alfabetização é o primeiro passo para garantir esse direito.
O Núcleo de Alfabetização da Rede Municipal de Educação, localizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, atua na formação continuada de professores do 1º e 2º anos e Pré-escola. Com essa iniciativa, Anápolis busca construir uma política pública de alfabetização eficaz para a rede, liderada pelas professoras Keyla Gonçalves, Fabiane Neres de Brito Moreira e Leslie Dias Poloniatto.