Vacinação contra a gripe é liberada para toda população

A vacina contra a gripe foi estendida a toda população e, portanto, todos os anapolinos que quiserem se imunizar podem procurar o posto de saúde mais próximo. Lembrando que existem doses suficientes e que os integrantes do grupo prioritário são mais suscetíveis ao vírus da gripe. São pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Uma novidade neste ano foi  a inclusão dos professores no grupo. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. A campanha anual, realizada desde 1999, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados. “A imunização apresenta impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luzia Cordeiro.

Sobre reações adversas, são necessários alguns esclarecimentos. Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contra-indiciada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A secretária Luzia Cordeiro destaca que a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe em estágios mais grave e de suas complicações, além de ser uma vacina altamente segura e eficaz. Se você faz parte dos grupos de risco procure o posto de vacinação mais próximo de sua casa e proteja-se.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Anápolis

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro