Superlua rosa pode vir acompanhada por chuva de meteoros

O fenômeno astronômico conhecido como superlua deve ocorrer entre os dias 26 e 27 de abril e poderá ser visto a olho nu de acordo com informações do site especializado O Tempo. O horário vai depender da localização de cada cidade, mas estima-se que o espetáculo deva começar a partir das 19h.

Além da Superlua, é possível que outro fenômeno astrológico complete o show no céu: uma chuva de meteoros Líridas. Um fenômeno que deve durar até 30 de abril.

Segundo especialistas do Observatório Astronômico de Lisboa, o fenômeno superlua é definido pelo momento em que a Lua parece até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal, mas apesar de sua beleza incomparável, isto é apenas ilusão de ótica que confunde o cérebro de muita gente causada pela proximidade com o horizonte.

Vale ressaltar que a a Lua não cresce em tamanho, ocorre o perigeu, fase em que a Lua se torna cheia ao mesmo tempo que a sua órbita se encontra mais próxima da Terra.
Outra curiosidade é que ela não é rosa, de fato, mas o nome foi inspirado na em uma planta que nasce nas montanhas da Pensilvânia nos Estados Unidos, chamada Creeping Phlox.

As Líridas são conhecidas pela humanidade há muito tempo, registradas pelos chineses desde 687 a.C através de crônicas que diziam que as estrelas caiam como chuva.

A chuva de meteoritos ganhou este nome por ser originária da Constelação Lira, localizada no hemisfério celestial norte.

Fonte: Curta Mais

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro