Quando é o Dia das Mães e por que é comemorada em maio

A celebração que ocorre sempre no segundo domingo de maio foi oficializada no Brasil há mais de 90 anos. Em 2025, o Dia das Mães será celebrado dia 11 de maio. A data é fixa no calendário brasileiro como o segundo domingo do mês de maio, o que faz com que mude de número a cada ano.

Mesmo sendo amplamente celebrada, a data não é considerada feriado nacional — e também não costuma ser ponto facultativo no país.

No Brasil, a escolha do segundo domingo de maio tem origem em um decreto de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Tradição começou nos Estados Unidos

A celebração começou ainda no século 19, mas foi oficializada apenas em 1914 pelo então presidente Woodrow Wilson.

A iniciativa partiu da ativista Anna Jarvis, que perdeu a mãe, Ann Jarvis, em 9 de maio de 1905. Após a morte, um grupo de amigas decidiu fazer uma homenagem à matriarca como forma de consolar Anna.

O gesto comoveu a ativista, que passou a defender que todas as mães mereciam esse tipo de reconhecimento. A ideia se espalhou rapidamente pelo país e, mais tarde, pelo mundo.

No Brasil, a oficialização nacional aconteceu em 5 de maio de 1932. O decreto presidencial número 21.366 instituiu que o segundo domingo de maio seria reservado às mães, em sintonia com a prática já difundida internacionalmente.

Dia das Mães nos próximos anos

Com a comemoração sempre no segundo domingo de maio, o Dia das Mães cai em diferentes datas ao longo dos anos. Confira:

  • 2026: 10 de maio
  • 2027: 9 de maio
  • 2028: 14 de maio
  • 2029: 13 de maio
  • 2030: 12 de maio

Fonte: Zero Hora 

Leia também: 10 mensagens para emocionar neste Dia das Mães

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também