A edição 2019 dos Portões Abertos da Ala 2 (Base Aérea de Anápolis) terá, este ano, uma atração especial: o KC-390, um avião cargueiro de grande porte produzido pela Embraer para atender a requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira. A aeronave gigante chega à unidade militar no dia 04 de setembro e, no dia 08, faz a sua estreia no Portões Abertos.
O comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antônio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, destaca que, além do KC-390, outras aeronaves da FAB, tanto de transporte como de caça, estarão expostas e vão realizar voos durante o evento. O passaporte para o sorteio de uma dessas viagens é, apenas, um quilo de alimento não perecível. E, segundo o Coronel Mioni, a expectativa é de se bater o recorde do ano passado, quando foram arrecadadas nove toneladas de alimentos. Os gêneros doados serão distribuídos a instituições de caridade cadastradas pela Seção de Assistência Social da Ala 2.
A programação dos Portões Abertos terá início às oito da manhã de domingo, dia 08 de setembro e se estenderá até às 17 horas do mesmo dia. Durante este período, o público poderá visitar estandes de parceiros, conferir exposições de plastimodelismo e assistir a exibições de aeromodelismo. E, claro, outra grande atração é a emocionante participação da Esquadrilha da Fumaça com as manobras de tirar o fôlego. A exemplo dos anos anteriores, haverá, também, uma ampla praça de alimentação, com diversas opções de comidas e bebidas.
A empresa de transporte coletivo Urban vai colocar um número maior de ônibus para os deslocamentos do Terminal Urbano, na Praça Americano do Brasil, até a Ala 2. Haverá, ainda, acesso facilitado à unidade militar, para aqueles que utilizarem os meios de transporte por aplicativo.
O KC-390
Robusto, moderno e de alta capacidade operacional, o KC-390 se materializou a partir do conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que almejavam por demandas acima das cumpridas pelo C-130 Hércules.
O cargueiro é o único da categoria que conta com o sistema de comando de voo eletrônico fly-by-wire que, além de dar maior eficiência para pilotagem, proporciona uma integração com as demais missões. Um exemplo é o lançamento de carga. O uso dos controles eletrônicos vai mensurar o comportamento do avião durante o voo, que responde a essa dinâmica e repassa as informações ao piloto.
Fruto da capacitação tecnológica, o KC-390 significa um salto operacional para as Forças Armadas e um avanço para a indústria aeronáutica brasileira. A FAB é responsável por todo o investimento ocorrido no desenvolvimento do KC-390, que se tornará a espinha dorsal da aviação de transporte da instituição nos próximos anos. Ao todo, 28 unidades foram encomendadas. (Jornal Contexto com informações da FAB)