Multinacional chinesa Teld confirma instalação em Anápolis

A multinacional chinesa Teld Eco Charger vai instalar uma fábrica de carregadores elétricos em Anápolis, no Distrito Agroindustrial (DAIA), com investimento estimado em R$ 100 milhões. A confirmação veio nesta segunda-feira (28), com a assinatura de um Protocolo de Entendimento entre a empresa e o Governo de Goiás, representado pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, que está em missão oficial na China.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Teld, na cidade de Qingdao, e contou com a presença do vice-presidente da empresa, Tiecai Liu. Líder na produção de carregadores elétricos na China, com 42% de participação no mercado local, a Teld é considerada uma das maiores fabricantes globais de equipamentos para carros e ônibus elétricos. A chegada da empresa ao Brasil marca a primeira fábrica da companhia em território nacional.

Além da instalação da unidade industrial em Anápolis, a Teld implantará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia, com tempo estimado de até 20 minutos por recarga. A empresa será a primeira do setor a oferecer essa infraestrutura no estado. Para o secretário Joel Sant’Anna, a escolha da Teld por Goiás reforça o protagonismo do estado em inovação e sustentabilidade. “A chegada da Teld é um marco para Goiás. O fato de essa gigante asiática ter escolhido se instalar em nosso estado demonstra a potência da economia goiana e posiciona Goiás na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O acordo com a Teld é fruto de uma série de articulações realizadas pelo governo estadual, que tem intensificado sua agenda de missões internacionais com foco na atração de investimentos. A parceria com a multinacional começou em novembro de 2023, durante visita oficial à China, quando foram realizadas visitas técnicas e reuniões com representantes da empresa, além da participação do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás em estudos sobre a infraestrutura necessária para a instalação dos equipamentos.

A iniciativa segue a linha de outras parcerias estratégicas do estado com o mercado asiático, como a recente implantação da gigante chinesa Weichai em Itumbiara. Com o novo investimento, Goiás se consolida como referência nacional em energia limpa, mobilidade elétrica e atração de indústrias de alta tecnologia.

Fonte: Redação

Leia também: Nova cor da camisa Seleção Brasileira surpreende torcedores

 

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também