De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta quarta-feira (10), todo o estado de Goiás, o sul, leste, norte centro do Mato Grosso e as cidades do Mato Grosso do Sul que fazem divisa com oeste de São Paulo e sul de Goías, ficam sob o domínio desta massa de ar seco que inibe a chuva. A população deve estar atenta aos índices de umidade relativa do ar que podem alcançar novamente índices abaixo de 20% em algumas localidades.
No sul e oeste de Mato Grosso do Sul , há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios. No oeste de Mato Grosso, também deve chover à partir da tarde. Na tarde de terça-feira (09), algumas cidades do estado de Goiás entraram em atenção/alerta por causa do ar seco . Por volta das 15 horas, a umidade relativa do ar estava em 18%.
Ar seco
Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. O ar seco é preocupante, já que no outono/inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30% . O ideal, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
A população deve se manter informada com a defesa civil de seus estados, mas independentemente de qualquer aviso, a hidratação através da ingestão de muito líquido torna-se importante. Além de uma boa hidratação deve se evitar atividades físicas ao ar livre no período entre 10 e 17h, além de evitar grandes aglomerações.
Fonte: Terra Brasil