O novo edital do programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal, prevê a abertura de 76 vagas em 42 municípios de Goiás. A medida integra uma iniciativa nacional para reforçar a atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 3.174 vagas distribuídas pelas 27 unidades federativas. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 8 de maio.
Em Goiás, a maior parte das vagas está concentrada em cidades de média e alta vulnerabilidade social. Luziânia lidera a lista, com sete oportunidades, seguida por Goiânia (5), Campos Belos (4) e Goianira (4). No total, 49 das 76 vagas são destinadas a municípios considerados mais vulneráveis.
O Ministério da Saúde explicou que a distribuição leva em conta a proporção de médicos por habitante, com base na Demografia Médica 2025. O objetivo é fortalecer o atendimento nas regiões onde há maior escassez de profissionais.
As vagas contemplam, em sua maioria, municípios de pequeno porte (75,1%), além de cidades de médio (11,1%) e grande porte (13,8%). Em nível nacional, o Nordeste concentra o maior número de vagas (1.105), seguido pelo Sudeste (945), Sul (419), Norte (397) e Centro-Oeste (200).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Mais Médicos está diretamente ligado ao fortalecimento da Atenção Primária e ao acesso mais ágil a serviços especializados no SUS. “A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, afirmou.
Os médicos selecionados atuarão em equipes de Saúde da Família, oferecendo atendimento direto à população, com possibilidade de encaminhamento a especialistas. O uso do Prontuário Eletrônico (e-SUS APS) permite a integração dos dados dos pacientes em diferentes níveis de atendimento.
As oportunidades são destinadas a três perfis de profissionais: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos grupos, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), treinamento voltado à atuação em áreas com alta demanda por cuidados básicos e doenças prevalentes.
O programa Mais Médicos já alcança mais de 63 milhões de brasileiros e conta atualmente com cerca de 24,9 mil médicos em atividade. Em 2024, o programa registrou recorde de profissionais atuando nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com 601 médicos.
Além das novas vagas, o edital contempla a criação de um cadastro reserva, que permitirá reposições rápidas em caso de necessidade. Esse mecanismo já foi aderido por 2.450 municípios e oito DSEIs.
Municípios goianos com vagas abertas:
- Luziânia (7)
- Goiânia (5)
- Campos Belos (4)
- Goianira (4)
- Aparecida de Goiânia (3)
- Cavalcante (3)
- Planaltina (3)
- Edealina (2)
- Mossâmedes (2)
- Nova Veneza (2)
- Piracanjuba (2)
- Pires do Rio (2)
- Águas Lindas de Goiás (2)
- Alvorada do Norte (2)
- Cachoeira Alta (2)
- Itapaci (2)
- Trindade (2)
- Vila Boa (2)
- Cocalzinho de Goiás (2)
- Anhanguera (1)
- Abadia de Goiás (1)
- Buriti Alegre (1)
- Buriti de Goiás (1)
- Caçu (1)
- Carmo do Rio Verde (1)
- Itaguaru (1)
- Rialma (1)
- São Luiz do Norte (1)
- Uirapuru (1)
- Uruaçu (1)
- Vila Propício (1)
- Água Fria de Goiás (1)
- Cabeceiras (1)
- Cidade Ocidental (1)
- Divinópolis de Goiás (1)
- Heitoraí (1)
- Joviania (1)
- Mambaí (1)
- Mutunópolis (1)
- São João D’Aliança (1)
- Senador Canedo (1)
- Santo Antônio do Descoberto (1)
Fonte: Redação
Leia também: Cardeal americano é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV
Feirão oferece mais de 800 vagas de emprego em Goiás
Médico explica condição de Rodrigo Hilbert após acidente
Plano Cerrado do Ipasgo tem contribuições a partir de R$ 78,00