A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta quarta-feira, 18, a operação comercial da Ferrovia Norte-Sul entre os municípios de Gurupi (TO) e Anápolis (GO). O trecho de pouco mais de 500 quilômetros é operado pela estatal Valec e faz parte do traçado da ferrovia que segue até Palmas (TO) e que foi concluído no ano passado.
A decisão publicada em resolução no Diário Oficial da União, refere-se ao transporte de carga e determina que a velocidade máxima dos trens seja de 40 quilômetros por hora.
O trecho da Norte-Sul entre Palmas e Anápolis será utilizado pela primeira vez nos próximos dias, pela empresa de logística VLI. A empresa usará os 855 quilômetros desse traçado para transportar 18 locomotivas novas.
A VLI, que pretende se habilitar como operador ferroviário independente (OFI) no novo trecho da ferrovia, “vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis – Palmas)”. Outras duas empresas especializadas em transporte de carga – Brado Logística, de Santos (SP), e Tora Transportes, de Contagem (MG) – entregaram pedidos de habilitação à ANTT para operar na ferrovia.
As outras três locomotivas estão a caminho, pela BR 040, vindas da fábrica da Caterpillar em Sete Lagoas (MG), onde as 18 máquinas que vão operar na Norte Sul vêm sendo montadas. De acordo com a Valec, responsável pela ferrovia, dois outros lotes de quatro máquinas cada um estão sendo preparados para ser transportados. O restante ainda está na fase de montagem. A previsão da Valec é que as quatro máquinas estejam em Anápolis até o dia 20 deste mês.
A previsão da Valec é que as quatro locomotivas saiam de Anápolis com destino a Palmas e em seguida Imperatriz (MA), dia 23 deste mês. Na cidade maranhense, as máquinas receberão equipamentos de bordo para começar a operação. De acordo a Valec, no primeiro contrato ela venderá a capacidade de carga da ferrovia para várias empresas interessadas em usar os trilhos.
Segundo o diretor de operações da Valec, Bento José de Lima, inicialmente as máquinas transportarão cargas leves e por isso não circularão 24 horas por dia. Ele informou ainda que a máquina, com carga leve, como vai ser nesta fase inicial, tem autonomia de combustível para uma viagem de ida e volta entre Palmas até Anápolis. “Mas assim que as operações incluírem cargas pesadas haverá a necessidade de reabastecimento e ele será feito em Anápolis através de caminhão tanque”, detalhou o diretor.
Ele explicou que a velocidade máxima do trem será de 80 quilômetros por hora, mas que nesta primeira fase ela não passará de 60 quilômetros, com uma velocidade média de apenas 40 quilômetros por hora. A manutenção das máquinas, de acordo com Bento José de Lima, será de responsabilidade da operadora ferroviária, mas a manutenção da via será da Valec, que terceirizou o serviço para a empresa Torque Sul Comércio e Manutenção.