O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para o declínio acentuado de temperaturas em 73 municípios goianos, após a chegada de uma massa de ar polar à região central do país.
O aviso vale para o período de quinta-feira (29) a sexta-feira (30) e abrange cidades do sul, centro e noroeste de Goiás. Em Anápolis e Goiânia, a previsão é de mínima de 13 °C nos próximos dias.
O alerta faz parte do sistema Alert-AS — Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos — e está classificado no nível laranja, que representa perigo. O Inmet utiliza uma escala de três níveis de intensidade para fenômenos climáticos: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o mês de maio tem se mostrado atípico, com registro de chuvas isoladas e a chegada de uma frente fria vinda do sul do país. “Apesar de estarmos no período de estiagem, a massa de ar fria pode trazer algumas pancadas de chuvas, principalmente para o sul e sudoeste goiano”, explicou. Em Goiânia, no entanto, a expectativa de chuva é baixa, com volumes entre 1 e 2 milímetros.
De acordo com o meteorologista, é a massa de ar polar que vem na retaguarda da frente fria que provocará as temperaturas mais baixas. Em algumas cidades, os termômetros podem registrar mínima de 5 °C.
Confira a lista das cidades com previsão temperaturas de mínima de 5 °C:
Acreúna, Água Limpa, Aloândia, Amorinópolis, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Castelândia, Cezarina, Chapadão do Céu, Córrego do Ouro, Corumbaíba, Diorama, Doverlândia, Edealina, Edéia, Fazenda Nova, Firminópolis, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Indiara, Iporá, Israelândia, Itajá, Itarumã, Itumbiara, Ivolândia, Jandaia, Jataí, Jaupaci, Joviânia, Jussara, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Morrinhos, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Panamá, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Piranhas, Pontalina, Porteirão, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, São Simão, Serranópolis, Turvelândia e Vicentinópolis.
Sobre o alerta de perigo (nível laranja)
O Inmet define o nível laranja como uma situação meteorológica perigosa. A orientação é para que a população mantenha-se vigilante, acompanhe os boletins meteorológicos e siga as recomendações das autoridades competentes.
Fonte: G1
Leia também: Ipasgo Saúde amplia canais de atendimento com novo número