A tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno começou nesta sexta-feira (23) em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A romaria reúne histórias de fé e devoção, que levam milhares de pessoas à cidade. Até o dia 2 de julho haverá missas, novenas e atendimento de confissões para milhares de fiéis (veja programação abaixo).
A festa começou nesta madrugada (23) com uma alvorada festiva, marcada por uma queima de fogos seguida da procissão de penitência até o Santuário Basílica. Durante os próximos dias serão feitas mais de 10 celebrações no santuário e na Igreja Matriz.
A romaria em 2017 tem o tema “Maria: serva humilde e fiel ao Pai Eterno”, em homenagem a mãe de Jesus Cristo. A lembrança a Maria é feita em todos os eventos da Igreja Católica deste ano, em que se comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal.
A história da fé na região se confunde com a própria história de Trindade, que é considerada a capital goiana da fé. Tudo começou no final do século XIX, quando um casal encontrou, em uma lavoura, um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade.
A partir daí a família começou a rezar o terço em família e, em pouco tempo a corrente de orações tomou grande parte dos moradores da zona rural da região.
Caminhada de fé
Durante os dias de festa, milhares de fieis viajam em romaria, a pé ou em carro de boi, até a capital goiana da fé. O trajeto que mais reúne pessoas é entre Goiânia e Trindade. São quase 20 km percorridos à margem da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.
Economia
O turismo religioso é um dos principais pontos que movimentam a economia da cidade, que recebe milhões de fieis que vão em busca de conhecer a história de fé da cidade. Há 18 anos a comerciante Rose Maria tem uma loja de artigos religiosos. Ela conta que cada ano vive experiências únicas.
Fonte: G1