Quem nunca ouviu a expressão “fulano me deixa de cabelo branco”? Os fios brancos sempre foram um sinônimo de estresse, além de representar o claro e natural envelhecimento. De acordo com a medicina, esta relação é real, e o grande culpado é o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”.
“O problema é representado pelas constantes descargas de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea. Uma pessoa que sofre com estresse recorrente tem mais riscos de ser afetada por esses sintomas físicos, que podem incluir envelhecimento da pele e, também, a mudança repentina na cor do cabelo, fazendo com que mais fios fiquem grisalhos”, explica a médica Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O que causa o cabelo branco?
O fenômeno que causa o branqueamento dos fios é chamado de canície e possui duas causas:
- Parada de produção de melanina (o pigmento que dá a cor para os cabelos) pelas células responsáveis por produzi-lo (melanócitos).
- Falha na transferência do pigmento produzido para dentro do fio do cabelo, o que ocorre pelos danos às células pelo estresse oxidativo.
Estrutura do fio
Os folículos capilares contêm melanócitos, células que produzem pigmentos. À medida que envelhecemos, o número de melanócitos diminui e nosso cabelo começa a ficar grisalho e, eventualmente, branco, explica a dermatologista.
“Com o envelhecimento, também há um acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz, e isso também pode levar à diminuição da pigmentação”, diz a médica.
O que pode deixar o cabelo branco mais rápido?
A idade exata em que ocorre o envelhecimento dos cabelos é determinada pela genética. No entanto, maus hábitos, como fumar ou ter uma má alimentação, podem acelerar a mudança de cor dos fios. Além disso, condições de saúde como anemia, deficiência de vitamina B e doenças da tireoide também podem influenciar nesse processo.
O estresse também pode ser um fator determinante. “Pesquisas sugerem que o estresse pode afetar o sistema nervoso simpático e as mitocôndrias das células, causando envelhecimento por diferentes mecanismos. Os hormônios do estresse podem afetar a sobrevivência dos melanócitos em nossos cabelos”, afirma Lilian.
Apesar disso, mais estudos são necessários para confirmar essa relação. “Existem apenas alguns pequenos estudos que mostram que pode ser um dos muitos fatores que contribuem para essa mudança de cor”, acrescenta a especialista.
Mesmo sem comprovação definitiva, sabe-se que o estresse contribui para o envelhecimento dos cabelos ao causar danos oxidativos, afetando as células produtoras de pigmento e reduzindo a produção de melanina.
FONTE: Metrópoles
Leia também: Não consegue emagrecer? Você comete um desses 5 erros