Doze benefícios do alho para a saúde

A maioria dos benefícios do alho para a saúde se dá por conta da presença de compostos de enxofre formados quando um dente de alho é picado, esmagado ou mastigado. Entretanto, esses compostos também são os responsáveis pelo mau hálito.

O alho é um dos ingredientes mais populares do mundo e foi visto por muitos séculos como um alimento medicinal. Por ser de fácil acesso e preço popular, é muito fácil introduzir o alimento na dieta.

Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma, como a prevenção de resfriados e o aumento do metabolismo. Considerado um antibiótico natural, o alho possui propriedades que, consumidas da maneira correta, ajudam a eliminar diversas infecções.

O melhor de tudo é que é muito fácil colocar o alho na dieta e na alimentação diária. A melhor maneira de consumir o alho para aproveitar todas as suas propriedades medicinais é cru ou levemente cozido.

O cozimento em temperaturas acima de 60o C destrói a alicina, reduzindo significativamente os benefícios do alho. Existe a opção de salpicar o alho sobre a salada ou então adicioná-lo a receitas cozidas tão logo elas tenham saído do fogo.

01. A alicina, substância química que sai do dente de alho cru quando cortado ou esmagado é um antibiótico natural, muito eficaz na eliminação de bactérias.

02. A alicina ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides.

03. Evita gripes e resfriados.

04. Evita tosse e dor de garganta.

05. O alho é muito nutritivo e contém pouquíssimas calorias.

06. Os compostos ativos do alho podem reduzir a pressão arterial.

07. O alho foi uma das primeiras substâncias que se teve notícia de que melhora o desempenho dos atletas.

08. Estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

09. O alho tem efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres.

10. Estimula o ganho de massa magra.

11. Acelera o metabolismo.

12. Aumenta a produção de ferroportina no corpo, facilitando o envio do ferro para a circulação e de lá para determinados tecidos de acordo com nossas necessidades metabólicas.

Fonte: Ecycle

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro