Doe sangue: Hemorrede Pública de Goiás funcionará nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 4 de junho, todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás estarão funcionando normalmente para a doação de sangue no estado. Com um déficit de 20% nos estoques, a ação tem como objetivo aumentar o número de bolsas em todas as unidades.

Os voluntários podem se dirigir a qualquer uma dessas unidades e efetuar a doação nas cidades de Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. Para facilitar ainda mais o processo, o doador também pode efetuar o agendamento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, toda a hemorrede orienta que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, uma vez que, estão dentro do grupo de risco do coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação, já para a vacina contra gripe, o prazo é menor, de apenas 48 horas. Nos casos de vacina contra o coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais vacinas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

A orientação é que todos os voluntários façam o agendamento da doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara cobrindo a boca e o nariz, e de manterem o distanciamento quando forem até o local realizar a coleta de sangue.

Fonte: Curta Mais

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro