Fazer uma dieta para emagrecer 10kg em 7 dias é o sonho de, praticamente, todas as pessoas que estão insatisfeitas com seu peso corporal. Afinal, um resultado tão expressivo como esse em apenas uma semana tem a capacidade de chamar a atenção de qualquer um.
E o mais impressionante de tudo é que sim, é possível perder todo esse peso em um curto espaço de tempo. Trata-se de algo, até certo ponto, comum entre atletas de alta performance que precisam bater peso, como lutadores e fisiculturistas, por exemplo. Existem, inclusive, diversas maneiras de alcançar esse objetivo.
No entanto, todas essas estratégias de dieta são imensamente agressivas e arriscadas para o bem-estar do organismo. Ou seja, uma dieta para emagrecer 10kg em 7 dias sempre vai ter um impacto violento na saúde. E, além disso, terá um prazo de validade curto.
Atletas de alta performance apostam em estratégias desse tipo visando apenas o desempenho esportivo em suas competições. E, logo após o ápice, tendem a recuperar o peso perdido de maneira rápida. O famoso efeito rebote. Algo que não vale a pena para pessoas comuns, que pensam em emagrecer por estética e saúde.
“Quando o nosso organismo percebe os períodos de escassez de alimentos ele passa a preservar os estoques de gordura, que são essenciais para disposição e energia, e isso pode ser perigoso, especialmente por conta do chamado efeito rebote, quando há um ganho de peso considerável logo após o período de restrição alimentar”, explica a médica nutróloga, Dra. Esthela Oliveira.
O segredo para evitar o efeito rebote
“A maioria das pessoas acredita que o déficit calórico é o fator responsável pelo emagrecimento, ou seja, para perder peso o consumo de energia deve ser menor do que a energia gasta no dia. Portanto, se comer menos, perderá medidas mais facilmente. Porém, a qualidade dos alimentos ingeridos é o elemento chave, além de um estilo de vida mais saudável, de modo geral”, esclarece a especialista.
A maneira mais eficaz de evitar o famoso efeito sanfona, segundo a especialista, é passar por uma reeducação alimentar. “Essa reparação na rotina alimentar deve ocorrer a partir de uma mudança completa de hábitos. Afinal, quando tomamos consciência daquilo que está sendo consumido e do nosso real estado de saúde, passamos a fazer escolhas mais saudáveis e priorizar a qualidade dos alimentos, melhorando não apenas a estética, mas adquirindo mais bem-estar e qualidade de vida”, finaliza a médica.
Fonte: Terra
Leia também: Paolla Oliveira diz que perdeu trabalho por não ser mãe
Banco Central da aviso para quem tem moeda de 50 centavos
Beneficiários do INSS terá pagamento extra, veja quem tem direito