Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada até 30 de novembro

O Governo de Goiás anunciou, na última sexta-feira (29), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), que a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Pais ou responsáveis devem levar os menores d 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas incompletos até os postos para atualizarem a carteira de vacinação. Com dados do Ministério da Saúde, a campanha, que começou no dia 1º de Outubro, já aplicou aproximadamente 111.031 doses da multivacinação no Estado até ontem.

O titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, ressaltou que a campanha oferece acesso às vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) com o objetivo de atualizar a situação vacinal, melhorar as coberturas vacinais, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminas ou erradicadas várias doenças: ”É fundamental que cada criança e cada adolescente sejam vacinados, para estarem protegidos e contribuir para mantermos as coberturas vacinais contra várias doenças”, alertou Ismael.

Os profissionais de saúde que vão avaliar o cartão de vacina e verificar quais precisam ser administradas e não possui uma meta de cobertura vacinal a ser alcançada. Além disso, algumas precauções deve ser observadas: em casos de doenças febris, agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. Diarreias e vômitos leves não constituem contraindicações, entretanto, também é recomendado adiar a vacinação.

Em relação à Covid-19, ainda não há contraindicações médicas para vacinar pessoas que estão infectadas. Mas, para minimizar o risco da transmissão do vírus, é recomendado que as pessoas, com suspeita ou confirmação, também adie a vacinação por, pelo menos, três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias depois do início dos sintomas.

Fonte: Guia Curta Mais

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro