A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (30.abr), em sessão extraordinária híbrida, projeto de lei complementar do prefeito Márcio Corrêa (PL) que cria o programa habitacional Construindo Sonhos, cujo objetivo é desafetar áreas públicas para incentivar e subsidiar casas populares própria para famílias em situação de carência habitacional, conforme critérios estabelecidos em lei, e viabiliza a concessão de incentivos fiscais para as unidades construídas.
Segundo a propositura, o poder público municipal contará com apoio do Governo Federal, e, “se necessário, do Governo Estadual, através da Agência Goiana de Habitação”.
O programa prevê a construção de casas populares em 35 terrenos distribuídos por 17 bairros de Anápolis. Também pretende estimular a participação de empresas da construção civil, cabendo ao Governo Federal o subsídio financeiro por intermédio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Os bairros contemplados incluem regiões como Adriana Parque, Paraíso, Petit Trianon e Cidade Industrial. A seleção das construtoras responsáveis será feita por meio de edital de chamamento público. As empresas interessadas deverão apresentar projetos e, caso aprovadas, contarão com incentivos como isenção de tributos e taxas municipais durante as obras.
Os critérios para participação incluem morar em Anápolis há pelo menos três anos, não possuir imóvel próprio e ter renda dentro das faixas do programa federal. Além disso, haverá cotas para idosos (3%), pessoas com deficiência (3%) e mulheres vítimas de violência doméstica (5%).
Os futuros moradores terão acesso a uma série de benefícios, como isenção do ITBI, do IPTU por cinco anos, do ISS sobre a obra e das taxas de Alvará de Construção e Habite-se. A expectativa é de que os primeiros editais sejam lançados ainda em 2025.
Bairros incluídos no programa:
- Adriana Parque
- Flor do Cerrado
- Jardim dos Ipês
- Jardim Palmares
- Paraíso
- Parque Residencial das Flores
- Portal do Cerrado
- Residencial Ana Caroline
- Residencial Arco Íris – Setor Sul
- Residencial Campos do Jordão
- Residencial Cerejeiras
- Residencial Cidade Industrial
- Residencial Petit Trianon
- Residencial Verona
- Residencial Veneza
- Vida Nova
- Vivian Parque
Fonte: Redação
Leia também: Quando é o Dia das Mães e por que é comemorada em maio