A base aérea militar de Anápolis receberá, até o fim do primeiro semestre de 2022, os quatro primeiros caças Gripen produzidos na Suécia e adquiridos para uso operacional pela FAB (Força Aérea Brasileira). Dois deles serão embarcados até dezembro em um navio da Suécia para o Brasil.
Segundo a fabricante Saab, os dois primeiros devem chegar ao país no início de 2022. Serão levados para o Centro de Ensaios de Voo do Gripen, na unidade que a empresa sueca tem em conjunto com a Embraer no parque de Gavião Peixoto (SP).
Ali, pilotos da FAB, da Embraer e da Saab farão ensaios de voo para dar ao modelo o Certificado de Tipo Militar, a autorização para a entrada em uso de fato pelo 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), em Anápolis.
Como será o início da operação dos caças em Anápolis
“As outras duas aeronaves serão enviadas para a Base Aérea de Anápolis no primeiro semestre de 2022, onde técnicos da FAB irão executar atividades em solo a fim de desenvolver uma familiarização precoce com as aeronaves, para que estejam prontas para operar assim que a certificação militar estiver concluída”, disse Mikael Franzén, chefe de marketing e vendas aeronáuticas da Saab.
O Gripen venceu uma longa competição, dividida em duas licitações, que durou de 2001 a 2013. Em 2014, o contrato para a aquisição de 36 aviões foi fechado por 39 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 24 bilhões hoje), a serem financiados por 25 anos —os valores orçamentários gastos agora entram como crédito.
Fonte: Mais Anápolis