Nos primeiros três meses de 2025, Anápolis registrou a realização de 1.671 cirurgias, entre eletivas e de urgência, em uma ofensiva da gestão municipal para reduzir a fila de espera. O avanço na área da saúde foi uma das principais promessas de campanha do prefeito Márcio Corrêa (PL) e, segundo a administração, novas medidas estão sendo adotadas para ampliar ainda mais a oferta de procedimentos.
Entre os pacientes atendidos nos primeiros meses do ano, muitos aguardavam há anos por procedimentos como cirurgias gerais, ortopédicas, oftalmológicas e ginecológicas. Para acelerar os atendimentos, a prefeitura organizou uma força-tarefa que permitiu a convocação mais rápida de pacientes. No entanto, a gestão aponta que ainda há pessoas registradas na fila que não foram localizadas devido a dados cadastrais desatualizados.
“Estamos avançando no compromisso de garantir acesso à saúde de qualidade para a população. Muitos pacientes já foram chamados, mas há casos em que os contatos estão errados ou desatualizados. Por isso, reforçamos a importância de que aqueles que ainda aguardam por cirurgias eletivas entrem em contato com a Regulação do Município para atualizar o cadastro”, destacou o prefeito Márcio Corrêa.
Para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que todos os que ainda aguardam por um procedimento eletivo procurem a Regulação do Município o quanto antes. Além disso, o prefeito anunciou que um mutirão será realizado em breve com o objetivo de zerar a fila ainda existente.
A ampliação do número de cirurgias e a organização de mutirões para reduzir a espera são medidas estratégicas dentro da reestruturação da saúde pública em Anápolis. A expectativa da gestão municipal é que, com essas ações, a cidade consiga atender de forma mais eficiente a demanda reprimida e oferecer um serviço de qualidade para a população.
FONTE: Redação
Leia também: Incêndio atinge galpão de reciclagem da Isoeste no DAIA