PC e PM desmantelam abatedouro clandestino de cavalos

Uma denúncia feita por moradores levou a Polícia Civil e a Polícia Militar a descobrirem um abatedouro clandestino de cavalos em uma área de preservação ambiental na zona rural de Anápolis, próximo ao bairro da Lapa. A movimentação atípica de urubus na região chamou a atenção da população, que acionou as autoridades.

A operação contou com o apoio do Batalhão Rural da PM, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da vereadora Seliane Santos (MDB). No local, os agentes encontraram cerca de 40 equinos em condições de extremo maus-tratos, sem acesso a água, alimento ou qualquer tipo de cuidado. A principal suspeita é de que os animais estavam sendo abatidos para consumo, com parte da carne supostamente sendo comercializada em formato de hambúrguer.

Além do resgate dos cavalos, a Polícia Científica foi acionada para realizar perícia no local. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rone Evaldo, alguns dos animais podem ter sido furtados, já que cavalos de raça foram encontrados na propriedade.

“Acreditamos que alguns desses animais tenham sido furtados. Encontramos aqui vários cavalos de raça. Agora todos serão levados para um local adequado, passarão por exames, receberão alimentos e vamos procurar os donos”, afirmou o secretário.

A vereadora Seliane Santos também esteve presente na ação e se manifestou sobre o caso. “É um estado de total crueldade com esses animais. Nunca vi na minha vida uma situação como essa e viemos aqui para resgatá-los”, declarou.

Os cavalos resgatados foram levados para uma chácara administrada pela Prefeitura de Anápolis. Muitos deles apresentavam ferimentos graves, como patas quebradas e olhos furados. Os exames realizados nos animais auxiliarão a Polícia Civil na investigação.

Duas pessoas que seriam responsáveis pelo local já foram identificadas e detidas. O caso segue sob apuração.

FONTE: Redação 

Leia também: Chá que te dá muita energia e faz bem para o coração

Quer receber em primeira mão nossas principais notícias e reportagens?

Mais lidas

da semana

Fique por dentro

Confira também