“Mais de 70% das pessoas que estão internadas no município de Anápolis é por causa de complicações da gripe, uma doença que a gente pode evitar com a vacina”, alertou o prefeito Roberto Naves (PP). No último sábado (29) aconteceu uma ação na Praça Bom Jesus para imunizar pessoas do grupo prioritário que ainda não buscaram a proteção.
Roberto reafirmou a preocupação com o baixo índice de vacinação, algo que afeta Anápolis e todo o país. “A gente precisa da colaboração de todos”, alertou.
A Secretaria Municipal de Saúde chama os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para procurarem um dos 39 postos, além dos distritos, para receber a proteção.
Podem receber a dose os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com idade acima de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e com deficiência permanente.
Também fazem parte dos grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.