Muitas vezes, a felicidade é vista como um estado de espírito fugaz, mas para os lugares mais felizes do mundo, ela parece ser um traço mais duradouro e arraigado na cultura e na sociedade. Esses países são mapeados pelo World Happiness Report, uma pesquisa global conduzida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que utiliza a “escala de vida Cantril”, de 0 a 10, para medir o a satisfação pessoal.
Além disso, emprega análises de regressão para identificar os fatores que mais influenciam a felicidade, como expectativa de vida, PIB per capita, suporte social, generosidade, liberdade de decisão, percepções de corrupção e eventos negativos ou positivos. Desde a pandemia de Covid-19, o relatório também analisa os impactos na saúde mental e bem-estar das pessoas em todo o mundo.
1. Finlândia
A Finlândia foi eleita o lugar mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com o World Happiness Report 2023. Famosa por suas paisagens deslumbrantes e excelente qualidade de vida, o país permanece no topo graças ao seu estilo de vida simples, compromisso com a sustentabilidade, profunda conexão com a natureza e amor pela cultura local.
2. Dinamarca
Em segundo lugar está a Dinamarca, onde o alto nível de confiança social é uma característica marcante. Os dinamarqueses confiam não apenas nas outras pessoas, mas também nas instituições, como o governo, a monarquia e os hospitais.
Esse país também tem um forte senso de responsabilidade social compartilhada, evidente na aceitação dos altos impostos que garantem serviços públicos de qualidade, como saúde e educação gratuitas.
3. Islândia
A Islândia, apesar de ter invernos longos e clima rigoroso, possui uma população extraordinariamente positiva e feliz. Seu sistema de saúde é altamente eficiente, com uma das menores taxas de mortalidade infantil e uma das maiores expectativas de vida do mundo. Além disso, suas paisagens deslumbrantes e o apreço pela natureza contribuem para a felicidade geral do país.
4. Suíça
A Suíça, conhecida por sua riqueza, não baseia sua felicidade apenas no dinheiro. Valores como justiça, honestidade, confiança e boa saúde também desempenham um papel crucial.
Ademais, sua localização privilegiada e a possibilidade de desfrutar tanto das atividades ao ar livre no verão quanto das atividades de inverno, como esquiar, contribuem para a satisfação dos suíços.
5. Holanda
A Holanda é um país liberal e acolhedor, onde não é necessário falar holandês para ser aceito. Os habitantes locais valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que lhes permite trabalhar menos horas e ainda ter uma boa qualidade de vida. O alto índice de atividade física e o uso extensivo de bicicletas também são aspectos que contribuem para o bem-estar geral do país.
6. Luxemburgo
Este país modesto no coração da Europa, é pequeno em tamanho, mas grande em beleza e felicidade. Ele oferece belíssimas paisagens, um centro histórico repleto de muralhas e fortificações, declarado Patrimônio da Humanidade em 1994.
7. Suécia
A Suécia é outro país nórdico que se destaca pela felicidade geral de sua população. Os suecos priorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que resulta em uma população mais otimista e satisfeita.
A ênfase na igualdade social e nos direitos das mulheres, como licença parental remunerada e creches gratuitas, também contribui para a plenitude dos suecos.