Um levantamento especial da Serasa revelou que 57 milhões de brasileiros desconhecem que estão endividados possuem dívidas em seus nomes. Desses, pelo menos 19 milhões já foram negativados pelos credores e integram o Cadastro de Inadimplentes, sem ter conhecimento da sua situação financeira.
A pesquisa também apontou que essas pessoas nunca consultaram seu CPF ou CNPJ no aplicativo ou site da Serasa e, por isso, não sabem que há um total de 267 milhões de ofertas de renegociação disponíveis. O Feirão Serasa Limpa Nome, que segue até o dia 31 de março, oferece condições especiais para o pagamento dessas pendências, incluindo descontos significativos e pagamento via Pix, que permite a baixa instantânea da negativação e atualização do Serasa Score em tempo real.
As ofertas incluem débitos de empresas de diversos segmentos, como bancos, cartões de crédito, securitizadoras, universidades, lojas, supermercados, operadoras de telefone e internet, além de concessionárias de energia e água.
Desinformação financeira é um dos principais fatores
De acordo com Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira, o desconhecimento sobre as dívidas pode ser resultado de fatores como falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira geral, a ausência de educação financeira.
“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico. O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, explica Aline.
Como consultar e renegociar dívidas no Feirão Serasa?
Os consumidores podem conferir se possuem débitos em aberto e aproveitar as ofertas por meio das seguintes plataformas:
- Site: www.serasalimpanome.com.br
- Aplicativo Serasa: Disponível para Android e iOS
- WhatsApp: (11) 99575-2096
- Correios: 10 mil agências em todo o Brasil oferecem isenção de taxas para negociação de dívidas até o dia 31 de março.
Passo a passo para negociação no Feirão
- Baixe o aplicativo da Serasa
- Faça o download do app e realize um breve cadastro informando CPF e dados pessoais.
- Verifique as ofertas disponíveis
- Ao acessar a plataforma, o consumidor poderá visualizar todas as dívidas registradas e as condições de pagamento oferecidas pelos credores.
- Escolha a melhor opção de pagamento
- O sistema permite a escolha da forma de pagamento e parcelamento, com possibilidade de boleto ou Pix.
- Realize o pagamento
- Caso a opção seja via Pix, a baixa da negativação ocorre de forma imediata.
A Serasa reforça que seu objetivo é facilitar o acesso ao crédito e promover a saúde financeira da população, disponibilizando ferramentas que permitem um maior controle da vida financeira.
FONTE: Redação
Leia também: Mais de 400 mil goianos têm direito à tarifa social de energia