O governador Ronaldo Caiado assinou 43 protocolos de intenções para instalação de novas empresas em Goiás. A assinatura foi feita durante solenidade realizada nesta terça-feira (4), no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Os novos investimentos serão de 1,3 R$ bilhão. A expectativa é que mais de 12 mil empregos sejam gerados direta e indiretamente.
Durante a solenidade, Caiado destacou o trabalho da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, criada há menos de um ano. “Nesse período, a secretaria já está com 112 empresas e indústrias conduzidas para nosso Estado”, ressaltou. O governador pontuou pautas importantes que tornam o Estado mais atrativo, como a melhora na Segurança Pública, Educação e Saúde. Segundo o gestor, isso passa tranquilidade para investidores. “Estamos reconstruindo Goiás para que amanhã tenhamos a condição de cumprir os nossos compromissos”, afirmou.
Segundo o secretário da pasta, Wilder Morais, 24 municípios goianos serão atendidos pela rota de desenvolvimento em 2020. O secretário disse que este foi o “maior evento da história de Goiás para assinatura de protocolos para vinda de empresas.” “Não se teve outra ocasião com a mesma quantidade de assinaturas”, destacou.
O maior investimento será feito pela cervejaria Cidade Imperial, que abrirá a terceira unidade da fábrica no Brasil, agora em Jataí. O valor do investimento é de cerca de R$ 900 milhões e, segundo o diretor da empresa, Antônio Glaucius de Morais, mais de 2 mil empregos poderão ser gerados direta e indiretamente. “São pessoas [equipe da secretaria de Indústria e Comércio] muito competentes, um conjunto técnico que entende a cabeça do empresário”, avaliou o diretor.
O secretário de Indústria e Comércio também ressaltou a vinda de duas empresas com capital estrangeiro – dos Estados Unidos e Canadá – e a chegada de outros dois frigoríficos para Goiás, que serão instalados em Inhumas e Alexânia.
Presente no evento, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, comentou o interesse da Federação em defender a industrialização no Estado. “Queremos levar desenvolvimento e nossas escolas para todos os municípios goianos”, discursou.
Os municípios que terão investimentos em 2020 são: Abadia de Goiás, Abadiânia, Anápolis, Britânia, Cezarina, Cidade Ocidental, Goiandira, Goiânia, Guapó, Inhumas, Iporá, Jataí, Nerópolis, Paraúna, Perolândia, Porangatu, Rialma, Rio Doce, Santa Bárbara, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, Trindade e Valparaíso de Goiás.