Florianópolis – Santa Catarina
Florianópolis tem como característica uma elevada qualidade de vida. As Nações Unidas a classificou como a capital brasileira com maior IDH, Índice de Desenvolvimento Humano.Economia: Baseada fundamentalmente na TI, tecnologia da informação, no setor terciário e no Turismo. Está em pleno crescimento, assim como desenvolvimento. Ou seja, uma cidade com boas perspectivas.
Brasília – Distrito Federal
Brasília é a sede do Governo Federal. Assim, se comparada a outras capitais, possui o maior produto interno bruto per capita, ou seja, o rendimento de cada cidadão é alto. É a terceira cidade mais rica do país e a 33ª mais cara do mundo, conforme a pesquisa da consultoria Mercer.
Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tomada pela IPHAN.
Brasília se destaca principalmente no setor público, o que faz com que seus concursos sejam muito procurados, devido a suas boas remunerações.
São Paulo – São Paulo
São Paulo, a cidade que nunca dorme do Brasil, é o principal centro financeiro, mercantil e cooperativo de toda a América do Sul. Além disso, é a cidade brasileira que exerce maior influência global.
Em 2016 a GaWC, Globalization and World Cities Study Group & Network, a classificou como a 11ª cidade mais globalizada de todo o planeta!
Aracaju, Sergipe
Aracaju é a capital nordestina com menor índice de desigualdade social. Além disso, possui um dos menores custos de vida de todo o país, com bons salários e boa oferta de oportunidades para crescimento profissional.
Critério de Classificação
Para que uma capital seja considerada com baixo custo de vida não basta apenas ter custos baixos. É necessário que haja uma boa relação entre o custo de vida e o salário médio. Em outras palavras, o custo de vida nesta capital deve impactar menos o salário médio da população. Estas capitais não possuem, necessariamente, os maiores salários ou os menores custos, mas sim uma boa relação entre estes dois fatores.
É necessário que haja:
- Preços justos para aluguéis
- Bom salário para seus profissionais
- Preços justos para bens de consumo, alimentação, assim como para serviços essenciais (moradia, transporte, etc.