Completar 40 anos é um marco importante na vida das pessoas. Sim, você está ficando mais velho, mas ainda é jovem para fazer “loucuras”, como pular de bungee jump ou fazer uma viagem para um destino inesperado. E geralmente, você já tem um pouco mais de dinheiro para gastar. Para incentivar as pessoas a perseguirem aqueles sonhos que ficaram engavetados, o siteBusiness Insider fez uma lista para inspirar seus leitores. Selecionamos alguns itens:
Completar um desafio que parece impossível: Imagine completar uma maratona ou uma prova de ciclismo. A sensação de ter alcançado um novo estágio na vida fica para sempre, segundo relatos de quem já teve a experiência. Provas como triatlo, Ironman, até mesmo uma longa caminhada como o Caminho de Santiago de Compostela podem ter um efeito transformador em sua vida.
Jantar em um restaurante com três estrelas Michelin
Muitas vezes, é difícil conseguir uma reserva. Mas para quem aprecia gastronomia, não há experiência mais incrível do que saborear pratos saídos da cozinha dos melhores chefs do planeta. Em Paris, o restaurante do chef Alain Ducasse no Plaza Athénée Hotel, comandado por Romain Meder, e o Le V de Christian Le Squer, no hotel George V, acabam de entrar na lista.
Trabalhar como voluntário e preparar comida para moradores de rua
Várias associações buscam voluntários para trabalhar em suas cozinhas e preparar refeições para os mais necessitados. E não apenas no Natal. Essa experiência permite entender melhor como outras pessoas vivem e, não raro, ser grato pelo que se tem.
Encontrar um herói
Ok, não precisa ser o herói da sua vida. Mas alguém cuja trajetória inspirou milhares de pessoas, ajudou a mudar percepções ou simplesmente batalha diariamente para um mundo melhor.
Participar de um safári na África
O preço pode ser proibitivo para muita gente, mas a possibilidade de ver a natureza em toda sua glória vale o esforço e a economia. É possível organizar sua viagem e reservar um safári, que é feito em grupo pelos parques nacionais, como Kruger National Park, na África do Sul. E se um safári não tem apelo para você, que seja uma grande viagem a um destino inesperado.
Comprar uma obra de arte
Não estamos falando de Van Gogh ou Monet, mas a obra de um artista que você admira ou que encontrou por acaso. Que seja um trabalho do qual você goste muito e que lhe dê prazer, à medida que os anos forem passando, por representar um momento de beleza em sua vida.
Pedir demissão de um emprego
A sensação de “pedir as contas” de um emprego que não está lhe trazendo satisfação ou deixar o trabalho para realizar uma volta ao mundo, escrever um livro ou tirar um ano sabático pode ter um efeito “libertador”. Muitos especialistas em liderança recomendam a demissão para iniciar um processo de transformação rumo a uma carreira que traga mais prazer e desafios.
Fazer algo bom por alguém que não te conhece
Sabe aquela ideia de deixar roupas e comida ao lado de um morador de rua à noite? A atitude se encaixa no “fazer o bem sem ver a quem”, apenas pelo intuito de ajudar. Você também pode dar uma força a um desconhecido simplesmente indicando uma vaga de trabalho ou dando uma chance a quem busca uma posição.
Ler todos os livros de seu autor favorito
Eleja o autor de um livro que marcou sua vida e se disponha a ler todas as obras. Pode ser Leon Tolstoi, F. Scott Fitzgerald, Haruki Murakami, Ernest Hemingway, Thomas Mann, Agatha Christie, Machado de Assis, Jane Austen, Gabriel Garcia Marquez, enfim, escolha o escritor ou escritora e mergulhe em seu universo.
Assumir o papel de mentor na carreira de um jovem profissional
Seja um trainee em sua empresa ou simplesmente um jovem em busca de realização profissional, faça o papel de mentor. Selecione livros que podem ajudar no desenvolvimento profissional, dê sugestões de atitudes, fale sobre sua experiência. E aproveite para ouvir muito: os anseios, expectativas, os sonhos. Você vai se sentir jovem novamente – com muita experiência na bagagem.
Fazer algo radical – bungee jump, sky diving, rafting
Escolha uma atividade que vá liberar muita adrenalina, siga as instruções do treinador e depois… divirta-se!
Acabar com um hábito que não faz bem à sua vida
Deixar de vez o cigarro, as frituras ou parar de deixar para amanhã o que poderia fazer hoje – vale qualquer hábito ruim. Escolha um hábito que realmente incomoda a você ou aos amigos e abrace a causa, sem arrependimento. A sensação de conquista será transformadora.
Aprenda uma coisa nova
Você pode fazer aulas de pilotagem, aprender um idioma, alcançar o nível de certificação de um esporte…. Quer começar pequeno? Aprenda a fazer um prato, mas com a perfeição de um chef. Depois, é receber os elogios com modéstia.
Fonte: Época Negócios