A campanha de imunização contra a Covid-19 em Anápolis tem se destacado pela velocidade que ela acontece desde o início da vacinação, ainda no mês de janeiro. A cidade foi a primeira do Estado a vacinar e segue na vanguarda desta guerra pra salvar vidas. Até aqui, foram mais de 53 mil doses aplicadas, com recordes diários que ultrapassam 4.800 doses em apenas um dia.

Isto é possível graças a organização do município no que diz respeito aos dois processos principais da imunização: o cadastro das pessoas e a vacinação. Para o cadastro, a Prefeitura dispõe de dois canais para o cidadão. O primeiro é o ZAP da Vacina, onde o cidadão recebe um atendimento virtual através do aplicativo WhatsApp. A ferramenta inovadora foi muito utilizada para atender as faixas etárias acima de 75 anos, uma vez que os idosos preferem o contato com um atendente e a quantidade de pessoas para o cadastro é menor. Desde a semana passada, com a liberação das faixas etárias mais baixas, a Prefeitura disponibilizou um sistema onde o cidadão pode fazer seu próprio cadastro no sistema, sem a necessidade de um atendente. O auto-cadastro é feito através do site da Prefeitura e é bem simples. Somente neste módulo, já foram cerca de 20 mil cadastros efetivados.

Após esta etapa, é hora de vacinar. E para isto a Prefeitura disponibilizou oito pontos fixos de vacinação, espalhados em pontos estratégicos da cidade. Neles, através do sistema drive-thru, o cidadão pode tomar a sua dose da vacina de segunda a sexta, das 8h às 16h. Todos os dias, a Prefeitura tem vacinado em média 4,5 mil pessoas, o que coloca o município com uma das grandes referências do país na aplicação rápida das doses recebidas.