Frenético, sensível, vibrante, triste, emocionante: poucas vezes uma cinebiografia conseguiu retratar tão bem as nuances de seu personagem principal como Rocketman, o filme que conta a trajetória de Elton John e que estreia nesta quinta-feira (30) no país. Com Taron Egerton (de Kingsman e Robin Hood) dando vida ao cantor e Richard Madden (de Game of Thrones e Bodyguard), Jamie Bell (de Billy Eliliot) e Bryce Dallas Howard (da franquia Jurassic Park) reforçando o elenco, o longa é um musical de primeira linha que, apesar dos momentos mais sombrios, é uma delícia de assistir.

Veja o horário dos filme em cartaz no Cinemais, do Brasil Park Shopping, até o dia 05/06:

Sala
Filme
Class.
Horário
1 Aladdin Em 3D Classificação Indicativa de 10 anos Dub. – 13h20A, 16h00, 18h40, 21h20
5 Godzilla II: Rei dos Monstros Em 3D Classificação Indicativa de 12 anos Dub. – 13h30A, 16h10, 18h50, 21h30
3 John Wick – Parabellum Classificação Indicativa de 16 anos Leg. – 18h20
3 John Wick – Parabellum Classificação Indicativa de 16 anos Dub. – 15h40, 21h00
3 Pokémon Detetive Pikachu Classificação Indicativa: Livre Dub. – 13h30A
2 Rocketman Classificação Indicativa de 16 anos Dub. – 15h30, 20h50
2 Rocketman Classificação Indicativa de 16 anos Leg. – 18h15
4 Vingadores: Ultimato Em 3D Classificação Indicativa de 12 anos Dub. – 14h00, 17h40, 21h10

O mérito é muito roteiro; Lee Hall (de Billy Elliot) coloca Elton logo na primeira cena em uma reunião no estilo Alcóolicos Anônimos em que ele lista seus (muitos) vícios e problemas e que serve de partida para contar a trajetória do cantor de menino muito tímido a astro com mais de 300 milhões de discos vendidos. Mega hits como “Goodbye Yellowbrick Road”, “Your Song” e “Honky Cat”, entre muitos outros, servem tanto para mostrar o talento de Elton como para dar o tom de cenas-chave.

Como todo bom musical, cada canção é usada para mostrar ou reforçar o que o protagonista está sentindo – e cada take frisa que Elton é, acima de tudo, uma pessoa sensível que sempre quis ser amado. Rejeitado pelo pai, Stanley (Steven Mackintosh, de Anjos da Noite: A Evolução), e tratado com inferença pela mãe, a narcista Sheila, intrepretada brilhantemente por Bryce, desde pequeno, quando ainda era Reginald Dwight, ele encontra na música uma forma de expressão, um meio de vida que o deixa milionário e um ambiente em que é idolatrado.

E a música também dá a ele uma família – como o próprio Elton diz no filme, Bernie Taupin, vivido por Jamie, é seu irmão. Bernie escreve as letras e ele faz a melodia, em um parceria que na vida real rendeu dezenas de ótimas canções – e muitas bens ruinzinhas – e  em Rocketman gera um dueto emocionante dos dois. Já Richard Madden, como o empresário John Reid, o mesmo do Queen, é frio, calculista e ganancioso, o vilão coadjuvante perfeito por quem  o carente cantor se apaixona.