Anápolis, 15 de abril de 2017

  • hoje:

    18° C
    Muito Nublado
  • NOTÍCIAS

    Começa a 5ª edição do Piri Bier

    Aos pés da Serra dos Pirineus, na nostálgica cidade de Pirenópolis (localizada a 120 quilômetros de Goiânia, e 130 quilômetros de Brasília), será realizada a quinta edição do Piri Bier – maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste brasileiro, nos dias 20 a 23 de abril, em pleno feriado de Tiradentes. A cidade por si só já é um convite imperdível para se aproveitar os dias de feriado prolongado, com sua arquitetura colonial, as ruas autênticas de pedra e as centenas de cachoeiras preservadas junto à natureza nativa da serra.

     

    Neste cenário privilegiado acontecerá a quinta edição do festival idealizado para disseminar a cultura cervejeira artesanal e a infinidade de rótulos sendo produzidos no Brasil atualmente, com ênfase para a produção regional que leva ingredientes do cerrado brasileiro em sua composição. Dentre a totalidade de rótulos selecionados para integrar o portfólio do festival, 10% está sendo produzido atualmente no centro-oeste brasileiro. Um festival pensado desde a sua primeira edição para fomentar a cadeia produtiva cervejeira nacional e a formação de público, partindo do princípio que é preciso se “beber menos, mas beber melhor!”.

     

    Segundo explica o idealizador do Piri Bier, Ricardo Trick, a cada ano o festival tem crescido em número de participantes e de cervejarias interessadas em marcar presença. “Temos cervejarias que aguardam o evento para fazerem seus lançamentos. E somos criteriosos em nossa seleção. Buscamos o que há de melhor sendo produzido em nível nacional, portanto esse ano contaremos com uma dezena de rótulos que foram premiados no último Concurso Nacional de Cervejas”, declara Trick.

     

    O Piri Bier 2017 está trazendo mais de 200 rótulos de cervejas artesanais, apresentadas por mais de 20 expositores entre cervejarias e distribuidoras. Este ano, sua praça de eventos – onde é realizada a maior parte da programação – será montada no tradicional Cavalhódromo (arena voltada à tradicional festa goiana das Cavalhadas) com mais de 4 mil metros quadrados de área expositiva. A expectativa é que milhares de pessoas prestigiem o festival.

     

    Além disso, sommeliers, mestres cervejeiros e degustadores profissionais de renome nacional marcam presença nos quatro dias de evento, comandando palestras gratuitas abertas à comunidade em geral, degustações harmonizadas feitas em parceria com os principais restaurantes da cidade e brassagens coletivas.

     

    A Univesidade Estadual de Goiás (UEG) vai montar um verdadeiro laboratório da cerveja dentro do festival, onde serão produzidas ao vivo, exemplares da bebida, sob a condução dos mestres cervejeiros presentes, alunos de gastronomia da instituição e o público em geral. Uma oportunidade única de se ver como é feita a bebida.

     

    Foram escalados profissionais como Carlo Lapolli, Raimundo Padilha, Carolina Oda, entre outros para conduzir palestras gratuitas e degustações harmonizadas nos principais restaurantes da cidade. O Piri Bier permite que o apreciador da bebida tome uma cerveja conversando diretamente com os mestres cervejeiros das microcervejarias participantes, que fazem questão de marcar presença durante todo o evento.

     

    Este ano, o Piri Bier inova ao lançar a primeira Copa Piri Bier de cervejas caseiras. O concurso vai selecionar a melhor receita de cerveja caseira para ser produzida em larga escala e ser transformada na cerveja oficial do próximo festival. Além disso, a Agrária, maior maltaria do Brasil, vai distribuir R$2 mil em produtos às melhores iniciativas. Os destaques da Copa serão revelados durante o festival.

     

    Atrações
    Uma série de atrações serão oferecidas para entreter o público como tiro ao alvo e arco e flecha. Uma arena será montada para receber lutas de muay thai, promovidas por lutadores profissionais. Dois emocionantes combates por noite, após o show, para encerrar a programação com pura adrenalina.

     

    Além disso, as crianças contarão com um espaço kids elaborado especialmente para recebê-las até as 20 horas, com monitores e diversas atrações como video game, jogos em geral e guloseimas.

     

    Shows
    De sexta a domingo, o festival contará com apresentações de bandas ao vivo, constando em seu lineup as mais relevantes no cenário regional e nacional. Na sexta-feira, dia 21, sobe ao palco a Banda On the rocks, de Brasília, que trará um repertório repleto dos clássicos do rock. Sábado, dia 22, é a vez da banda queridinha dos roqueiros goianos, a Banda Venosa. E para encerrar, no domingo, dia 23, Arnaldo Antunes apresenta o seu aclamado show A Casa é sua, encerrando com chave de ouro mais uma edição do Piri Bier.

     

    Day Use Piri Bier

     

    Este ano, o Festival criou o Day Use Piri Bier, uma forma de levar o público que não poderá ficar hospedado em Pirenópolis durante os quatro dias de evento, e trazê-los de volta em segurança, no mesmo dia, mas permitindo que usufruam de todas as atividades. Durante os quatro dias do evento, ônibus super luxo sairão de Goiânia e de Brasília pela manhã e só retornaram ao final das últimas lutas da noite. Assim, é possível que o público possa degustar em segurança as cervejas, sem se preocupar em pegar a estrada na volta. O ônibus partirá diariamente da Praça Cívica, no centro de Goiânia, e da Torre de Tevê, em Brasília. Mais informações e reservas podem ser feitas na Agência Oficial do Piri Bier, LN Turismo, pelo telefone (62) 3213-4343.

     

    Degustações harmonizadas

     

    Uma das metas do Piri Bier é contribuir para a formação do público apreciador da cerveja artesanal, absorvendo todas as suas possibilidades. Portanto, traz para o evento grandes nomes do cenário cervejeiro para promover um verdadeiro intercâmbio de conhecimento sobre as infinitas possibilidades de se degustar e harmonizar a cerveja artesanal.

     

    Na sexta e no sábado, serão oferecidas degustações harmonizadas, conduzidas por esses profissionais, abordando diferentes aspectos da gastronomia. A colunista do Jornal Estado de São Paulo e sommelier de cervejas, Carolina Oda, comanda almoço japonês harmonizado com cervejas artesanais na sexta-feira, dia 21, às 13 horas, no Restaurante Hai kai. Às 15 horas, o especialista em cervejas e consultor da revista Gula, Raimundo Padilha, juntamente com Sthefan Gaehwiler, da Queijaria Alpina, apresentam a harmonização ideal de cervejas com os queijos finos regionais e quitutes regionais criados pela chef Saforah.

     

    No sábado, dia 22, Raimundo Padilha explora as combinações de cervejas artesanais com a comida tradicional pirenopolina servida na Fazenda Babilônia, às 13 horas. Um trio de mulheres cervejeiras experts na bebida, formado por Carolina Oda, Déborah Perigo e Marta Ibañez vão discutir sobre as combinações de cervejas para mulheres, no restaurante Êiou, às 18 horas, do sábado.

     

    Fonte: Piri Bier

    CompartilheShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook



    Deixe sua opinião: