Alguns dos filmes da lista abaixo, disponíveis na Netflix, vão te fazer chorar. Se não derramar lágrimas, ao menos deve te deixar bem comovido. É muito fácil fazer um espectador chorar. O difícil é fazer chorar sem escorregar no sentimentalismo, no dramalhão, na pieguice.

Escolhemos uma lista que têm a qualidade de emocionar sem precisar carregar nas armadilhas do gênero. Se a sua intenção é chorar sem culpa no sofá, siga as dicas.

Lion – Uma Jornada para Casa – História verídica de um garoto indiano que se perde do irmão mais velho numa estação de trem e ganha novo (e inesperado) rumo na vida.

A Vida É Bela – O grande filme do italiano Benigni mistura humor ao drama ao mostrar a união de pai e filho judeus num campo de concentração na II Guerra.

Invencível – Angelina Jolie dirige a história de um piloto americano que é capturado por japoneses na II Guerra. Antes, porém, ele luta para sobreviver no mar.

Até o Último Homem – Mel Gibson dirige um poderoso drama de guerra sobre um jovem soldado (Andrew Garfield) que se alista no Exército, mas recusa-se a pegar em armas por ser evangélico.

Querido John – Um soldado americano (papel do galã Channing Tatum) precisa voltar ao trabalho, mas passa a se corresponder por cartas com a mulher que ama. Inspirado no best-seller de Nicholas Sparks.

Cartas para Julieta – Uma jovem americana tenta encontrar um novo amor por causa de uma carta endereçada a Julieta, personagem da obra de Shakespeare.

Ferrugem e Osso Depois de um acidente, uma treinadora de baleias tenta namorar um lutador de coração duro por causa da vida difícil que leva ao lado do filho.

A Teoria de Tudo – A vida do astrofísico Stephen Hawking é contada de forma emocionante, sobretudo quando uma doença incurável o afeta profundamente.

Para Sempre Alice – Julianne Moore ganhou o Oscar de melhor atriz interpretando uma professora de linguística que, aos 50 anos, começa a dar sinais da doença de Alzheimer.

Refém da Paixão – Uma mulher e seu filho são surpreendidos com a invasão com um foragido da polícia. Aos poucos, ela percebe que o bandido por tornar-se um bom pai de família.